Resolva – Lavadora Electrolux LTR10 Não Liga

Hoje vamos falar de um problema muito comum, mas ao mesmo tempo complicado em relação a Lavadora Electrolux ltr10. Esse modelo de lavadora tem certas particularidades que fogem do padrão comum das lavadoras, mesmo as da marca Electrolux.

Os problemas da Electrolux ltr10

A Electrolux ltr10 apresenta alguns problemas igualmente como os outros modelos da Electrolux. Esses problemas comuns como “não liga”, “led piscando” são em sua maioria ocasionados pelas seguintes peças:

  • Placa Eletrônica de potência ou de interface
  • Trava ou interruptor da tampa
  • Chicote de fios
  • Chave CSI (caso das Electrolux que possuem essa chave)
  • Atuador de Acoplamento (ou atuador de freio) (nos modelos que tem essa peça)

Essas são as peças básicas que ocasionam o problema de “não liga – led piscando” nas Electrolux, mas não significa que outra peça não possa ocasionar esse tipo de problema.

O grande problema específico da Electrolux ltr10 em relação a isso é que nem sempre trocando somente uma peça o problema é resolvido definitivamente como normalmente acontece com outros modelos de lavadoras, sejam da Electrolux ou de outra marca. Um exemplo clássico é exatamente esse…Ao ligar a lavadora o led de liga/desliga se acende e em poucos segundos o mesmo fica piscando, não dando chance para se fazer nada, a não ser desligar a lavadora.

Com um problema desse, você vai e testa as peças possíveis de estarem com defeito e ao detectar uma dessas peças você irá proceder a troca da mesma. O problema será resolvido? Provavelmente sim, ainda mais se a peça trocada estava mesmo danificada. O que acontece depois é que se transforma em mistério.

Existem casos onde esse problema do vídeo em questão aconteceu e a chave CSI (seletora iluminada) foi detectada com problemas e trocada. Até ai tudo bem, pois o aparelho ficou em prefeitas condições de uso e funcionamento. O que aconteceu é que depois de um certo tempo, o mesmo problema volta a ocorrer. Então novamente faz-se os testes e dessa vez a placa eletrônica apresenta problemas e não a chave CSI.

Existem casos onde somente trocando a placa eletrônica, chave CSI e chicote de fios superior o problema se resolve. Isso também é bastante comum nas lte 12. Na Lavadora Electrolux ltr10 do vídeo o problema anterior foi que ao ligar a lavadora o led de liga/desliga acendia e algum tempo depois a chave CSM (seletora de programas) se movia sozinha e desligava a lavadora. Isso está claro que a chave CSM está danificada. O problema é que ao trocar essa chave, provavelmente o problema pode até ser resolvido na hora, mas é quase certo que a placa eletrônica apresentará problemas. Porque isso? Não sei.

Quando esse tipo de problema aparecer (Led liga/desliga acende e a chave CSM se move sozinha e desliga a lavadora), meu conselho é que troque tanto a chave CSM como  a placa eletrônica juntos. No problema do vídeo em que o led liga/desliga se acende e depois fica piscando, também pode não ser a chave CSI, mas sim a placa eletrônica, interruptor da tampa e o chicote de fios.

Veja abaixo o vídeo explicando como trocar a chave CSI de maneira tranquila e nunca mais seja enganado(a) por maus profissionais, ou mesmo empresas mal intencionadas.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

9 comments

  1. Ok pessoal a minha ligava e desligava então troquei a placa e a chave csm ok quando eu liguei, nada então tirei da tomada e ela ligou, a eu troquei o capacitor, mais eu voltei o capacitor velho então não era capacitor ok agora ela esta funcionando um abraço att obrigado sr nilton chow de bola pelo os vídeos

  2. Boa tarde Nilton. Tenho uma lavador igual a esta, só que a minha quando ligo na tomada o LED acende e após alguns segundos apaga e nada acontece. Deixo desligada da tomada por algum tempo e em seguida ligo na tomada novamente, o LED volta a acender e em seguida apaga novamente. Acha que pode ser a chave como esta que vc reparou? Grato desde já, Marlon

  3. Amigo, muito obrigada!
    Graças a vc consegui trocar o CSI da minha LTR12!
    Valeu mesmo!
    Tudo de bom pra vc!

  4. Othoni Vinícius de Paula

    Olá Nilton, parabéns por sua iniciativa em ajudar-nos! Minha ltr 10 está com o botão seletor motorizado girando sem parar. A máquina enche, e esvazia, sem bater a roupa. Mesmo com o botão verde desligado a chave motorizada fica fazendo um ruído. Já troquei o dito botão da direita, mas não resolveu. O que mais pode ser?
    Obrigado amigo!!!

  5. Marcelo Ávila

    Olá, parabéns pelo blog! Minha LTR10 deixou de bater e centrifugar, e utilizei as dicas para testar todos os componentes, porém com tudo funcionando. Quando estava quase desistindo, encontrei um fio solto próximo ao motor, aparentemente cortado. Como trabalho com manutenção de equipamentos há anos, resolvi investigar a fundo, e encontrei a outra ponta deste fio cortado embaixo de uma fita isolante, usada para agrupar os fios. Após emendar o fio, testei e a lavadora voltou a funcionar. O detalhe mais interessante é que tenho ela há mais de 5 anos, nunca houve nenhuma manutenção, não foi movimentada ou coisa parecida. Simplesmente havia uma “bomba relógio” na minha lavadora, já da fábrica. Acredito que o chicote com problemas foi usado, com a isolação cortada e a oxidação tratou do resto, até por fim romper o cabo.

  6. ONALDO ARAUJO DE OLIVEIRA

    Boa Noite Nilton. Da-me um Help por favor. Tenho uma Maquina de Lavar Eletrolux 13kg, modelo LM13Q. Parou de funcionar total, não ligava nem acendia nada no painel.
    Troquei a placa de potencia e ao ligar na tomada; o led power fica piscando e nada mais acontece. Lhe adianto logo que não acredito ser a micro chave da porta, pois o click tá funcionado e com a chave teste vejo que quando ela é acionada há corrente no fio.

    aguardo dica, Obrigado

    • Normalmente as placas da electrolux vem com uma ponte chamada (JP1) que sai de fábrica para funcionar na tensão de 127 Volts.
      Caso sua lavadora seja de 220 Volts, terá que cortar esse jumper JP1 para funcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =