Troca das Varas de Suspensão Lavadora Electrolux LTE07

Nesse artigo em vídeo (no final da página) você aprenderá a realizar a troca das Varas de Suspensão da sua  Lavadora Electrolux lte07 ou a de seu cliente.

Lavadora Electrolux LTE07

Uma das coisas que acontece com muitos modelos das Lavadoras Electrolux que nos deixam (Técnicos e clientes) irritados é a falta de peças de reposição. A Lavadora Electrolux lte07 não é um equipamento tão defasado ainda para que nos cause problemas para realizarmos serviços onde existe a necessidade de troca de peças.

Aqui no Rio de Janeiro eu não consegui comprar em nenhuma autorizada da Electrolux as varas de suspensão da Lavadora Electrolux lte07. Mesmo nas redes especializadas também não consegui encontrar as varas. Consegui uma informação da Electrolux de que as varas de suspensão do modelo LM06 dariam perfeitamente na Lavadora Electrolux LTE07.

Continuando com a peregrinação, agora atrás das varas de suspensão da Lavadora Electrolux lm06, também tive grande dificuldade em achar a peça para venda, seja nas redes autorizadas ou especializadas. Com muito custo consegui comprar.

Como foi a troca das varas de suspensão da Electrolux lte07?

A troca foi tranquila até um certo momento quando eu vi a diferença de tamanho entre as varas original da Electrolux lte07 e as varas da Electrolux lm06. Existe uma diferença considerável no tamanho em que a primeira vista pensamos que não irá dar.

Existe outra maneira de se trocar as varas sem ter que retirar a tampa superior, mas não aconselho a um novato fazer isso, pois nos modelos das Electrolux o gabinete dela tem influência no seu formato e caso a lavadora seja deitada de frente, pode empenar o gabinete. Apesar de ter que retirar a tampa superior por completo, acho mais seguro para quem não trabalha no ramo, até mesmo para que o cliente/consumidor dono da lavadora possa conhecer melhor seu equipamento e realizar uma limpeza onde normalmente não se limpa.

O que faz com que as varas ou as molas da Electrolux lte07 quebrem?

Isso é relativo…Não tem uma definição única, mas normalmente o problema se deriva através de um piso irregular onde não se regula os pés corretamente. As vezes somente olhando não percebemos que a lavadora não está alinhada e seus pés estão desregulados. Isso irá trazer problemas futuros, não somente nas varas de suspensão, mas também na parte mecânica onde o retentor tende a ceder devido a trepidação desalinhada durante a centrifugação.

Outra coisa que influi na estabilidade de qualquer lavadora com abertura superior e com agitador é distribuição das roupas. Roupas mau distribuídas dentro do cesto onde um lado tem mais peças que o outro também irá fazer com que a lavadora ao entrar na centrifugação trepide muito e dependendo da quantidade, o tanque (miolo) irá sacudir e bater fortemente nas laterais do gabinete, causando assim danos as molas e as varas de suspensão.

A colocação das molas da Electrolux lte07

Existe uma posição específica para a correta colocação das molas do tanque que nivelam o miolo. Aparentemente não se percebe isso, mas olhando mais profundamente consegue-se perceber que a posição do encaixe da ponta da mola virada para o alto tende a ser mais eficaz, tornando assim mais difícil que a mola “pule” ou desencaixe.

Abaixo veja na imagem como é a posição correta das molas no encaixe do tanque.

Encaixe correto mola do tanque electrolux lte07

Colocando as molas conforme a posição acima você evita que ela pule durante o funcionamento, principalmente durante a centrifugação da Electrolux lte07.
Agora abaixo você confere o vídeo que fiz mostrando a troca das varas de suspensão da Lavadora Electrolux lte07. não se esqueça de clicar em curtir, e se possível assinar meu canal no YouTube.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

5 comments

  1. Marcio Franca - Fortaleza-Ce

    Boa Tarde!! Nilton tenho uma Lavadora Electrolux LTE 07 Turbo Economica 7KG, ela esta com vazamento de agua exatamente no enxague, e faz um barulho enorme quando vai centrifugar. Como posso resolver estes problemas ?

    Desde já agradeço pelas informações…

    Feliz Ano Novo cheio de paz e saúde….

    • Marcio Franca - Fortaleza-Ce

      Nilton fui dar uma olha aqui e verifiquei que as quatro molas estão quebradas. Isto pode ser o defeito destes problemas que relatei?

  2. Bom dia!

    Tenho uma Eletrolux LF75 que não está centrifugando. O que devo fazer? Com esse seu vídeo me ajudou muito para trocar as molas.

    Desde já te agradeço.

    Gil Mol

    • Veja se o atuador de freio está ok, o capacitor do motor ou se está jogando água fora.
      Se não tiver jogando água fora, ai pode ser a eletrobomba, pois com água não centrifuga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *