Trocando a Placa Eletrônica da Lavadora Electrolux LTC12

Placa Eletrônica da Lavadora de Roupas Electrolux LTC12:

Chegando com mais uma dica simples ensinando qualquer pessoa a realizar serviços rápidos em sua Lavadora de Roupas, hoje vamos realizar a troca da placa de potência da Lavadora Electrolux LTC12. A retirada e colocação da placa de potência da Electrolux LTC12 é simples e rápida, bastando somente um pouquinho de atenção e você mesmo poderá realizar a troca tranquilamente.

A troca dessa Placa Eletrônica é bastante simples. O fato de retirar a tampa traseira para liberar a mangueirinha do pressostato de nível é porque nessa lavadora a presilha que prende a mangueirinha do pressostato no pressostato era do tipo gripante. Caso você encontre uma presilha de ferro pequena, não precisa retirar a tampa traseira, bastando retirar com um alicate a presilha que prende a mangueirinha na parte do pressostato.

O defeito reclamado pelo cliente da Lavadora Electrolux LTC12:

O cliente me ligou e reclamou que depois de uma queda de energia em sua residência, sua Lavadora Electrolux LTC12 simplesmente apagou e não acendeu mais nada no painel da lavadora. Chegando na residência do cliente, verifiquei com um multímetro que na tomada onde a lavadora estava instalada, chegava tensão nominal de 220v. Visto isso, logicamente que foi descartada a possibilidade de ser algo de errado com a rede elétrica da residência do cliente.

Caso o defeito reclamado pelo cliente fosse “Led liga/desliga piscando”, ai talvez fosse necessário a troca da placa de interface, mas acontece que pode ser até mesmo as duas placas. Potência e Interface.

O diagnóstico da Lavadora Electrolux LTC12:

Depois que vi que estava chegando tensão nominal (tensão da residência do cliente) de 220v, então retirei o console da tampa fixa onde se localiza a placa de potência e com um multímetro digital  na escala de tensão AC (corrente alternada) e a lavadora Electrolux ltc 12 ligada na rede elétrica, chequei se estava chegando tensão nominal (220v) na placa eletrônica.

A checagem foi feita colocando as pontas de prova do multímetro nos fios marron localizado no (pino 4 AC1) e no fio azul localizado no (pino 5 AC2) conforme a imagem abaixo:

Teste placa eletrônica Electrolux ltc12

Lembrando que o soquete tem que estar no lugar e a lavadora ligada na rede elétrica. O resultado foi que estava chegando tensão nominal de 220v, então logicamente tinha algo de errado com a placa eletrônica de potência do cliente. Isso é o básico! Se chega tensão nominal na entrada de AC1 com AC2, porque a lavadora não liga? Logicamente porque a placa de potência está danificada, visto que ela recebe a corrente da rede elétrica e não faz o seu “dever de casa”.

Depois de realizar esse teste básico, providenciei a troca da placa de potência e realizei a troca, ficando a Lavadora Electrolux LTC12 em perfeito funcionamento, isso em Outubro do ano passado.

Quero deixar claro que não entendo muito de eletrônica (brevemente irei fazer um curso), mas procuro seguir um caminho natural de identificação de defeitos de forma básica e objetiva, voltada para a lógica simples onde se chega corrente e não liga, então existe algo de errado com a peça.

Abaixo vejam o vídeo e antes de julgar se o procedimento está certo ou errado, ou mesmo de dizer que não precisa retirar peça x ou peça y, adianto que para realizar a troca da placa de potência da Lavadora Electrolux LTC12 ou 10, não precisa retirar a tampa móvel. Retirei a tampa móvel no vídeo porque eu nunca havia realizado a troca dessa placa e nem mesmo qualquer reparo nessa lavadora. Como eu vi que o console estava próximo da tampa móvel de vidro, então preferi retirá-la. O bom disso é que caso você precise realizar a troca da tampa de vidro, já sabe como se faz.

Outra coisa que quero salientar é que para a retirada do botão de seletor de lavagem, basta uma simples chave de fenda, mas o próprio botão tem uma “abertura” em sua lateral que permite colocar melhor uma chave de fenda para retirar o mesmo. Como nós profissionais sabemos que esse tipo de botão não exige resistência nenhuma para sair, esqueci de mencionar isso durante o vídeo.

Abaixo segue o vídeo onde mostro como realizar a troca da placa eletrônica de potência da Lavadora Electrolux LTC12.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

3 comments

  1. Pessoas como você é que faz a diferença. Parabéns pela iniciativa e um grande abraço!!!

  2. Minha maquina de lavar eletrolux lt 12f

    Estou como um problema com minha maquina ao ligar ela, ela emiti dois sons um ao ligar e outro logo após acender o painel e ela não faz mais nada, o q vc mim disse sobre esse problema?

    obg
    aguardo retorno

    • Você tem que checar a energia entrando na placa principal e de lá indo até a placa de interface.
      Acredito que o problema de sua lavadora esteja na placa principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *