Resolvendo Vazamento de Água Lavadora Electrolux LTE06

Resolva você mesmo um problema muito comum nas Lavadoras Electrolux LTE06 em que a mesma apresenta vazamento de água que a princípio você cliente/consumidor não consegue detectar, tendo que chamar um técnico a sua residência e correndo o risco que essa cliente correu tendo como diagnóstico pelo profissional de reforma mecânica a um preço de R$ 280,00.

Não estou discutindo o valor do serviço de reforma mecânica da Lavadora Electrolux LTE 06 e sim a falta de paciência de alguns profissionais em resolver os problemas da lavadora de seus clientes com o diagnóstico “Reforma Mecânica Geral”. Assim fica muito fácil, pois na reforma mecânica o profissional irá desmontar toda a lavadora e irá “resolver o defeito”, mas não terá sido completamente honesto com seu cliente determinando o defeito principal e sim generalizando na reforma mecânica o que é muito mais fácil para o profissional, mas muito mais doloroso para o cliente.

A situação da Lavadora Electrolux LTE06:

Chegando a residência da cliente, coloquei a Lavadora Electrolux LTE06 para funcionar primeiramente no nível extra baixo para checar o porque do vazamento. A Lavadora entrou água, completou o nível e não vazou uma gota de água se quer. Fui subindo de nível até chegar ao alto e mesmo assim a Lavadora Electrolux LTE06 lavou, jogou água fora e não vazou. Mistério né?

Realmente existem coisas que ficamos sem entender, principalmente quando testamos o equipamento e o mesmo não apresenta nenhuma anormalidade informada pelo cliente. Bom…Para casos assim, a melhor opção é a paciência, pois o cliente com certeza não chamou o técnico em sua residência sem que o seu equipamento apresentasse algum comportamento anormal correto?

O Defeito na Lavadora Electrolux LTE06:

Conforme disse, a paciência é o melhor remédio quando o profissional está diante de um equipamento com comportamento fora do normal e além da paciência uma conversa mais detalhada com o cliente pode “desmascarar” o defeito. No caso desse artigo, além da paciência e conversa com a cliente o mais importante foi “ouvir” um pequeno detalhe que normalmente quando o profissional está um pouco afobado ou com pressa, deixa passar…O detalhe foi ouvir da cliente a frase…”Ela lava bem, joga água fora bem, centrifuga bem e no enxágue ela molha toda a minha cozinha“.

Perceberam o detalhe? Não? Então tá…A frase, “no enxágue ela molha toda a minha cozinha“. Agora veja a imagem da lavadora da cliente abaixo e depois eu explico.

Vista Frontal Lavadora Electrolux LTE06

A Lavadora Electrolux LTE06 tem a entrada de água do lado direito para quem olha de frente para a lavadora e no lado esquerdo tem a entrada de água para o amaciante que somente é acionada no enxágue. A frase da cliente dizendo que a lavadora molhava toda sua cozinha durante o enxágue, foi a “senha” que eu precisava para esperar um pouco mais e checar durante o enxágue qual o problema relacionado com o vazamento informado pela minha cliente.

Coloquei a Lavadora Electrolux LTE06 novamente para entrar água no nível extra baixo, esperei ela lavar, jogar água fora e aguardei o enxágue. Resultado? Quando começou a entrada de água para o maciante, simplesmente a água entrava por fora do recipiente alagando a cozinha da cliente. Mas porque a água entrava fora do recipiente? veja na imagem abaixo:

MOla de nivelamento Lavadora Electrolux LTE06

As duas molas de nivelamento do tanque do lado esquerdo de quem ver a lavadora (são quatro) haviam se rompido, fazendo com que o tanque ficasse levemente inclinado para a direita. Essa inclinação é mínima e passa facilmente despercebida, pois olhando a lavadora no local, não e fácil perceber isso.

Como resolver esse problema da Lavadora Electrolux LTE06?

Eu fiz um pequeno vídeo explicando como resolver o problema trocando as quatros molas de nivelamento do tanque, mas como eu estava sozinho, não pude fazer um vídeo de qualidade, mas serve perfeitamente para você que tem em sua residência a Lavadora Electrolux LTE06  realizar a troca das molas sem problemas.

Como trocar as quatro molas de nivelamento da Lavadora Electrolux LTE06?

No vídeo eu explico como trocar as molas, mas não deu para fazer com mais detalhes, pois eu estava sozinho e filmar e trabalhar fica complicado. Existem alguns cuidados para serem tomados durante a troca das molas que são eles:

  • Posição da Mola no encaixe do Anel do Tanque
  • Retirar a mola velha com um Alicate puxando a mesma
  • Na colocação, observe a posição da “cabeça da Mola” no Anel do Tanque

Abaixo segue o vídeo contendo a explicação do problema e depois algumas imagens da troca das molas.

Final do Artigo Lavadora Electrolux LTE06:

Vou ficando por aqui com mais um artigo em que o cliente /consumidor pode sem problemas resolver pequenos defeitos em sua lavadora e nesse caso foi a Lavadora Electrolux LTE06.

Caso gostem dos vídeos, aproveite e assine nosso canal de vídeos no Youtube clicando em Inscrever-se na lateral direita do blog. Assim você contribuirá para que eu poste mais vídeos como esses.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca.
Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas.
Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

63 comments

  1. olá muito bom o site…segui o procedimento pois os sintomas eram estes na minha maquina mais as molas não estavam rompidas estavam ok só que achei as mesmas sem pessão devo trocar?

  2. Por favor, alguém me ensine como faço pra retirar o agitador da Lavadora Eletrolux Turbo Economia 6.0. Já tirei o parafuso do centro, e preciso saber se preciso de algum saca. Obrigado.

  3. Ola.,
    Estava procurando mangueira para esse modelo, e acabei vendo o seu vídeo e achei interessante…mais ainda, que a minha maquina não tem nenhuma das 4 molas, apesar de ter o encaixe…Será que tem problema?
    Sempre funcionou normal…raramente, na hora de centrifugar dar uns estalos.

    • Não sei o ano de sua lavadora, mas pode ser algum modelo onde ou se corrigiu e a lavadora fica estabilizada sem as molas ou foi erro de projeto mesmo. Se ela não apresenta problemas, deixe como está.

  4. Bom Dia, Niltran! Assisti o seu vídeo sobre vazamento de água lavadora Electrolux Turbo Economia Lte 6.0 kg,e foi muito instrutivo. Só que, no meu caso, a lavadora começa a jogar água para fora(vazar), no momento que inicia o enxague. Gostaria de saber, como fazer para resolver esse problema?
    desde já, agradeço-lhe pela atenção e, que possa me ajudar neste defeito.
    Att.
    Aldemar T. de Souza

    • Se a lavadora for a mesmo do vídeo, esse é exatamente o problema apresentado. A lavadora do vídeo não vaza água quando a mesma está na programação de lavagem. Vaza somente na entrada de água do enxágue devido ao desnivelamento do miolo (tanque) causado por rompimento de uma ou mais molas que estabilizam o tanque.

      Se a sua vaza pelo chão e não pelas laterais, então pode estar com problema de mecânica.

  5. boa tarde Nilton tenho uma lavadora eletrolux lte06 ela enche de agua ,ao virar botao fica verde o led mas fica com barulho mas nao funciona nada ,gostaria de saber o que posso fazer, se eo capacitor ,agradeço obrigado

  6. boa tarde,eu tenho essa eletrolux lte 06,e ela entra agua mesmo desligada so para quando desligo o registro, ja tentei trocar a bomba de agua mas ela continuou e a eletrobomba eu não acho para trocar e agora ela nao esta querendo centrifugar,desde ja agradeço se voce poder me ajudar

    • O primeiro problema é a válvula de entrada de água e o segundo é a eletrobomba de drenagem. acho estranho não ter conseguido comprar a eletrobomba, pois se encontra facilmente.
      Antes de trocar a eletrobomba, retire ele a veja se tem algum objeto estranho dentro dela, pois se tiver, não precisa trocar. Ela não centrifugará se não jogar água fora.

  7. Adriana Rodrigues

    Olá prezado Nilton,ontem arrastei minha maquina para limpar minha lavanderia acabou chocalhando um pouco e hoje fui lavar roupa vi que algo aconteceu com ela

  8. Olá Nilton, tenho uma lavadora lf 80, e está vazando agua sobre o disco do eixo, aquele disco de metal que é conectado ao motor por uma correia, o que pode ser?

  9. outra duvida como remover o cambio dessa mesma lavadora?

    • Olá Adriano,
      Para fazer a mecânica da lf 80, deverá desmontar toda a parte superior, interna (agitador, cesto) e depois deitar a lavadora e retirar motor, polia e ter acesso aos parafusos que prendem a travessa ao tanque. Ao deitar a lavadora, deite-a de lado, senão pode amassar o gabinete.

      A travessa na verdade é o kit mecânica completo contendo a caixa de transmissão e os rolamentos já montados. Travessa nova ou a base de troca.
      Claro que você poderá trocar os dois rolamentos e a caixa separadamente, mas ai deverá ter conhecimento para isso.

  10. Olá Nilton, vi seu vídeo de conserto do vazamento da lavadora LTE 06. Comprei essa lavadora em 2009 e até pouco tempo não dava problemas, até que está apresentando o mesmo problema do vídeo. Comprei as molas e ao retirar a tampa da lavadora, eis a surpresa: não há nenhuma mola lá, onde você indica que sejam colocadas. Qual será o mistério? As molas só devem ser colocadas após o defeito mesmo, ou será que minha lavadora veio sem as molas de fábrica? Como não há molas, como eu consertaria esse problema? Agradeço sua ajuda. Adorei o blog!

  11. Olá, tenho uma lava e Seca Lg wd12311rd, ela está entrando água mesmo desligada, e ñ está drenando, dá pra consertar sem ter q chamar um técnico?

    • Olá Daniele,
      Esse tipo de problema está relacionado a válvula de entrada de água e ela poderá ser trocada sem a necessidade de um técnico. a válvula fica na parte superior e traseira da lavadora.
      O outro problema em que ela não joga água fora, é estranho ela apresentar esses dois problemas juntos, mas tem a ver com a eletrobomba de drenagem e as vezes retirando o filtro de detritos desenroscando o mesmo na parte frontal embaixo da lavadora se resolve.

  12. Ola Nilton, minha lavadora brastemp 10 Kg turbo não centrifuga, todas outras operações é feito normalmente, drena a água mas cesto não gira.

    • Veja as seguintes peças:

      Atuador de freio.
      Pressostato de nível se não está “colado” na opção lavadora cheia”.
      Chicote de fios rompido internamente, principalmente na parte dos terminais do atuador de freio.

  13. Nilton, muito bom seu artigo, tenho uma máquina igual a esta, mas o problema dela é que, mesmo desligada (fora da tomada até), ela fica pingando na saída de água do amaciante, um técnico este em minha casa e fez a substituição da “bomba” da água que seria quem controla essa estrada da água e seu corte, mas mesmo assim ela fica pingando, tentei até diminuir a pressão da água na entrada. Você já teve um problema assim talvez? Abraço.

    • Olá Edinho,
      Não é normal isso, pois se a lavadora está desligada e a válvula de entrada de água está boa, dificilmente irá pingar água na lavadora. Veja se a válvula está ok.

    • A minha máquina de lavar está com este prolema também.
      Já contactei um técnico da Eletrolux para verificar o problema

  14. Boa tarde Nilton,
    Tenho uma Lavadora Electrolux Lte06, porem o timer não está girando, o processo da máquina tem que mudar manualmente, ela faz todas as funções, só não avança automaticamente, pelo que pesquisei este timer seria a placa eletronica??? Se for, tem conserto ou tem que trocar??
    Grato pela atenção.

  15. olá minha maquina lte06 enche de agua bate a roupa mas não vaza logo na primeira agua já testei em todos os niveis de agua antes de apresentar o defeito ela apresentou um cheiro de queimado como se forçe a placa de memoria

  16. olá Nilton já assisti outros vídeos seus e´já li muitas dicas que você deu são muito boas,mas eu gostaria de perguntar eltrolux 8 kg ela enche de água e qdo começa a bater vaza toda agua por baixo você poderia me dizer o que pode ser

    • Depende do modelo dela. Electrolux de 8 kg tem várias e esse problemas de vazar pode ser uma mangueira furada ou mesmo a mecânica danificada devido ao retentor de água ter estourado.

  17. olá Nilton, tenho essa mesma máquina e há alguns meses ela vem apresentando estalos bem altos quando começa a bater a roupa, geralmente um ou dois e então fica normal, alguma ideia do que poderia ser o problema? obrigada desde já.

  18. Olá Nilton!
    Minha máquina de lavar está saindo água pela mangueira, como se estivesse em processo de esvaziamento. Só que durante todo seu processo de lavagem. Basta ligar e ela já começa a bombear a água para esvaziar. Não chega nem a encher, pois a água entra e sai. É uma Eletrolux LTE06. O que pode ser? Tem que trocar alguma peça? (Se sim, me diga qual. Para que eu não precise gastar com um técnico)

    • Primeiro veja se ao sair a água a eletrobomba é ligada. Em caso negativo, veja se a altura da mangueira está muito baixa, isso causa o efeito sifão.
      Caso a eletrobomba esteja sendo acionada assim que a lavadora é ligada, então o problema está na placa eletrônica.

  19. Mesmo desligada a bomba continua continua funcionando

  20. Excelente!!! Muito agradecido! A minha está com esse mesmo problema. Enviei para consertar e o técnico não consertou direito. Ele fez uma gambiarra, colocando uma mangueirinha na saída da água do amaciante para agua ir para dentro da maquina. E essa mangueirinha vive saindo. Agora vou comprar as molas para eu mesmo consertar. Já dizia o ditado: quer algo bem feito, faça vc mesmo. Me passa numero da sua conta e agencia para eu depositar uma doação pelo ensinamento. Muito grato!

    • Olá Diogo.
      Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que esse artigo tenha lhe ajudado.
      Houve um problema com as fotos do passo a passo ensinando a colocação da mola corretamente. Elas deverão ser colocados igualmente como as que estão no lugar, senão elas saem.
      Vou tentar localizar as fotos e “consertar o artigo”. Sobre a doação, fico grato pela sua vontade de ajudar, mas como o blog não está sendo atualizado com muita frequência, não acho correto deixar que as pessoas faça doações.

      Não quero que você ache que eu esteja sendo demagogo ou recusando dinheiro, mas mesmo assim caso queira fazer uma doação, envie um email para [email protected] e ai passo para você os dados.

      Um abraço.

  21. Boa noite, possuo uma máquina da eletrolux 8kg Turbo Modelo LF80, com vazamento de água. Sabe como posso resolver?

  22. Nilton, comprei uma maquina ative bwu ab na fest shop e a mangueira esta com agua. Exigi a troca da mesma. Isso é normal? Obrigado

  23. Boa Tarde .
    Meus Parabens pela sua competencia e atenção.
    Tenho uma Lavadora de roupas brastemp clena 7kg.
    Hoje pela manha comecou a embolar a roupa, o agitador gira e o cesto nao.
    Pela pesquisa que fiz em seu site vi que é o atuador do freio, ja troquei esta peca a 3 meses.
    Mas para minha surpresa quando levantei a maquina descobri que o FIO MARROM COM BRANCO que sai do atuador do freio esta caido e nao esta ligado a nada. Acredito que seja o neutro que nao esta ligado a nada.
    PERGUNTA: aonde eu ligo este fio ???? no marrom que vem la de cima e que liga na eletrobomba????
    aguardo e agradeco desde ja.
    Luis Antonio.

  24. Ronaldo Fernandes

    Boa noite Nilton , tenho uma lavadora igual a essa electrolux que vc trocou as molas , bem no meu caso não são as molas e sim a posição corretas dos fios que ligam o pressostato e as válvulas de entrada de água e de amaciante . O que ocorre ? quando é pra encher a máquina ,a água vem muito fraca e quando é pra soltar água para o amaciante já vem com muita pressão , eu até inverti as mangueiras para não ter que mexer nos fios , mas ai surgiu um novo problema , a água transborda vazando tudo pela lateral da máquina ( claro devida a pressão que é muito forte ). Já inverti td qnto que é fio e nada , preciso muito da sua ajuda , me passando se possível , qual é a posição exata dos fios e suas cores respectivas ( Inclusive do pressostato ) . desde já agradeço .
    OBS : Ai vc me pergunta o porque fui mexer ? comprei ela usada e estava praticamente toda desligada internamente (fios), fui olhando o manual pela internet e liguei tudo de novo , porém só deu esse problema com a válvula de entrada e com o pressostato .

  25. Boa noite Nilton,
    Minha máquina é uma Consul Cargo 8k. Tenho observado que após a lavagem/centrifugação a máquina fica gotejando água dentro do cesto e volta a molhar a roupa que fica imediatamente abaixo. Onde devo fazer o ajuste?
    Isso é um defeito?

    Obrigado por manter este site ativo. Tem sido muitíssimo útil!
    Abs,
    Luiz

  26. Josevaldo Ramos

    Olá Niltran!
    Sou um mecânico que têm uma lavadora GE eco system 10K e que está com um vazamento no retentor e um dos rolamentos está estragado.
    assisti o vídeo de como desmontar, mas a porca direita está extremamente presa. Estas peças estão a venda para reposição ou só na assistência técnica que a encontro? Pois o único jeito que vejo para retirar é cortando.

    • Olá Josevaldo Barros,
      A porca esquerda e todas as peças estão a venda em várias lojas pelo Brasil. Não só em autorizadas. A porca esquerda eu recomendo que você em caso de não conseguir retirar, quebre-a com uma talhadeira. Compre a porca esquerda original, pois a paralela não tem qualidade.

  27. Felipe Michels

    Prezado Nilton!
    Lg lava e seca entra água, lava, porém quando faz o enxague ela nao para mais, a valvula nao é, o fato é que a placa não entende que é pra cortar a voltagem…continua mandando energia. Mangueira do pressostato tambem nao é, tirei ela, verifiquei se tava entupida ou com furo, pressostato acredito que também nao, pois coloquei outro modelo igual, e nao resolveu. A porta trava normal, acende a luz no painel que se encontra fechada, Porém percebi que so para de etrar agua quando ela destrava, medi com um multimetro os fios pretos da chave ligando no fio de entrada da valvula que chega direto 220v . ele passa corrente, pode ser a chave com defeito mandando 220v para valvula? Ou seria placa? Ahh ela joga agua fora…. centrifugando… porem entrando agua pela 2 entrada de egua dela.

    Esse defeito nao é tao comum, nao encontrei nada a respeito.

    Obrigado desde ja!

    Parabens pelo blog e pela atitude!

    • Olá Felipe,
      Eu peguei um defeito bem parecido com esse e depois de testar tudo, a única solução foi realizar a troca da mangueirinha do pressostato.
      Essa mangueirinha mente muito, pois é uma borracha flexível e olhando ela normalmente não se percebe que tem um furo, mas ao manuseá-la com as mãos o furo aparece e dependendo do tamanho, pode comprometer a entrada de água.

      Antes de trocar qualquer peça (principalmente a placa), aconselho a fazer como eu fiz. Comprei um pedaço de mangueirinha de combustível de automóvel que tem o mesmo diâmetro e tem mais uma camada de proteção. Serviu perfeitamente e o defeito foi solucionado.

      Caso não resolva retorne no comentário.

  28. Me ajude a minha lavadora da mesam do vidio ele começa a entrar agua e nao paraa mais o que faço?

    • Se ela entra água direto pode ser três coisas.

      Válvula de entrada de água
      Mangueirinha do pressostato de nível solta, ou furada
      Pressostato de nível danificado (Raro)

  29. Ola tenho uma lg lava e seca so que ta com um problema ela entra agua passa pelo sabao e entra no cesto so que quando entra no cesto ela vaza agua por baixo o que pode ser ?

  30. Márcia Mennet

    Oi Nilton!
    Parabéns pelo teu blog!!
    Tenho uma Eletrolux Lte 06, 06kg que vem há alguns meses dando sinais de algo está errado. Algumas vezes, no tambor, junto com a roupa, tinham alguns pedaços de “mangueira preta” (retalhos bem pequenos); achava estranho; mas com bebê pequeno, não tinha tempo para parar pensar… Agora, ela está soltando água por baixo, desde o início do ciclo (qqr um), em pouca quantidade.
    O que pode ser? As molas? tem algum filtro frontal? alguma mangueira furada?

  31. Olá, tenho uma máquina eletrolux LTE06, ao sair a água para dispensar o amaciante, parece que ela vem com muita força e acaba transbordando, água para a lateral da maquina, por fora mesmo. Tentei fechar um pouco a torneira, na hora do enxague parece que ajuda. Poderia me ajudar a resolver esse problema? Obrigada.

  32. olá nilton, boa tarde

    Desde já parabéns pela sua iniciativa em elucida as dúvidas para com as maquinas de lavar.
    no meu caso percebi que as molas ( duas) estão danificadas e irei trocar, mas adianto que ela está vazando aparentemente por baixo e justo no momento que está enchendo não chegando a bater, voçe acha que só trocando as molas já resolve ou pode ser outra coisa?

    grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *