Niltran - Lava e Seca

Desmontagem do dispositivo trava da tampa da lavadora Electrolux LE750_LE1000

Dúvidas Lavadoras Electrolux:

Existem várias dúvidas em relação a esse procedimento nas Lavadoras Electrolux com abertura frontal, então abaixo tem uma breve explicação de como proceder e também um vídeo em Espanhol ensinando a retirar o dispositivo trava da tampa de uma lavadora que não é a Electrolux, mas sim uma importada.

Você também verá no vídeo e em texto, como realizar o teste para saber se o dispositivo está bom ou danificado. Repare que a diferença dos dispositivos das Lavadoras Electrolux com abertura frontal para o dispositivo da lavadora importada, está somente na posição do conector do dispositivo, mas as letras dos terminais para teste são as mesmas (L,C,N).

O procedimento para a retirada do dispositivo trava da tampa da lavadora importada que aparece no vídeo é o mesmo para as Lavadoras Electrolux LE750 e LE1000.

Aqui no Blog Niltran você sempre verá essas pequenas dúvidas sobre as Lavadoras Electrolux e outras marcas e modelos que sempre ajudam o cliente/consumidor na hora do aperto, pois, se como o exemplo desse artigo em que a trava da tampa das Lavadoras Electrolux ao final da centrifugação e mesmo após os 2 minutos não abre, o cliente/consumidor fica preocupado e se não tiver calma, poderá danificar ainda mais a sua lavadora.

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DA PORTA LAVADORAS ELECTROLUX:

Trava do dispositivo da Tampa Lavadoras Electrolux

 O dispositivo de segurança da porta é um dispositivo eletromecânico que tem as seguintes funções:

Quando energizado corretamente, e após 5 segundos, ele fecha o interruptor que alimenta os componentes elétricos da lavadora, travando assim a porta durante o seu funcionamento.Isso serve para garantir que as Lavadoras Electrolux somente funcionem com a porta fechada,mesmo que o seletor de programa esteja acionado. Este dispositivo possui uma resistência interna que aquece um bimetálico. O bimetálico dilata e faz com que a porta trave.

 Abaixo está a explicação em vídeo de como proceder para realizar a desmontagem e troca do dispositivo da lavadora em caso de defeito no mesmo.

Importante: observar que, após terminado o ciclo de lavagem, o dispositivo mantém a porta travada por 2 minutos aproximadamente. Este é o tempo necessário para o bimetálico esfriar e voltar a sua posição original.

TESTE DISPOSITIVO TRAVA LAVADORAS ELECTROLUX:

  • Energizar o Dispositivo de Segurança da Porta nos terminais “L” e “N” (a resistência interna aquece e dilata o bimetálico).
  • Retirar a alimentação e pressionar a lingueta metálica simulando o fechamento da porta.Observar que ocorre o travamento da lingueta metálica.
  • Com o auxílio de um multímetro na escala de Resistência,verificar a a continuidade entre os terminais “L” e “C” (resistência praticamente igual a zero).

Dispositivo Trava da Tampa Lavadoras Electrolux

Espero que esta dica ajude principalmente aos clientes/consumidores que tenham essas Lavadoras Electrolux.

[box type=”note” align=”aligncenter” ]Caso gostem dos vídeos, aproveite e assine nosso canal de vídeos no Youtube clicando em Inscrever-se na lateral direita do blog. Assim você contribuirá para que eu poste mais vídeos como esses. [/box]

58 comentários

  • Interessante, voce podia postar das maquinas com tampa frontal, é a que comprei la pra casa e eu acho elas melhores, queria saber detalhes melhores dela !

    • Olá Zilmara,

      Vou postar sim mais artigos das lavadoras com tampa frontal. Estou em fase final de um novo projeto ensinando as pessoas comuns a ganhar dinheiro na internet de forma honesta, rápida e segura. Assim que terminar vou passar a colocar mais artigos aqui no blog niltran.com.
      Atualmente estou trabalhando no projeto disponibilizado pelo Fernando Augusto do site Ganhar Dinheiro Agora (http://www.dinheironews.ganhardinheiroagora.com) e que está me fazendo faturar um bom dinheiro.

      Obrigado pela visita.

      Nilton Neto

  • Boa noite

    Sr Niltom, gostaria da sua ajuda,tenho uma maquina electrolux mod le 750 e a mesma não para de encher de água e enquanto isto acontece ela não gira as roupas(aquele processo de ir batendo a roupa) anteriormente ela não estava entrando agua e eu mexi na regulagem da valvula do vácuo e ela ficou normal.agora surgiu este problema que é exatamente ao contrario(hehehe)observei tb que um dos contatos da valvula(exatamente o do fio de cima (preto) esta meio queimado)então eu o energizei e o termostato que não estava girando passou a girar.Sera´que o defeito esta ná valvula do vácuo???

    Conto humildemente com a sua ajuda.

    Muito obrigado

    Marcelo Lelis

     

    • Olá Marcelo,

      Quando você diz (mexi na regulagem da valvula do vácuo e ela ficou normal) você está se referindo a válvula de entrada d'água correto?
      Eu desaconselho qualquer um a mexer na regulagem da válvula de entrada d'água, pois trata-se de um diafrágma muito sensível e que pode ocasionar um grande problema como por exemplo:

      Você pega a sua família e faz uma viagem em um feriado prolongado e não fica ninguém em casa. De repente a pressão da água na tubulação de sua residência pode sim "romper" a regulagem feita na válvula de entrada d'água e ai mesmo com a lavadora desligada da tomada, a água entrará em sua lavadora sem parar. Se não tem ninguém em casa, já viu o tamanho do problema né?

      No caso que você relata, o problema pode estar no pressostato de nível, mangueira (com furo ou ressecada) do pressostato de nível que vai até na almofada de ar, almofada de ar rasgada ou a própia válvula de entrada d'água.

      Como você disse que mexeu na regulagem da válvula, é possível que a mesma esteja com problema. Independente se o problema for na válvula de entrada d'água ou no pressostato, troque a válvula de entrada d'água pelo motivo que lhe falei á cima.

      Para fazer um teste rápido na válvula faça o seguinte:

      Feche o registro de entrada d'água da lavadora e retire a mangueira de entrada d'água da válvula.
      Com a lavadora desligada, ASSOPRE com força a válvula. Se tiver passagem de ar, troque a válvula, pois a mesma está ruim. Se não tiver passagem de ar, o problema não é a válvula de entrada d'água e sim numa das opões citada à cima.

      Se quiser também poderá testar o pressostato de nível ligando a lavadora sem água e retirando a mangueirinha fina da almofada de ar e assoprando para ver se a entrada de água para e a lavadora comece a fazer o processo de lavagem com o cesto girando. Se acontecer isso, o pressotato está bom.

      Um abraço,
      Nilton Neto.

  • Sr Nilton, bom dia!

    Estou tendo problemas com a lavadora electrolux LE 750 (frontal) ela está parando o processo no 7º estágio (são 8) e não está centrifugando automaticamente, o que pode ser? O sr. pode me dar alguma dica de como consertar isso ou somente a assistência técnica mesmo?

    Desde já, obrigada!

    • Olá Renatta,

      Provavelmente o problema de sua lavadora é o timer.
      Faça o seguinte:

      Retire a tampa superior através dos dois parafusos trazeiros, levante levemente a tampa para cima e empurre a mesma para frente desencaixando a tampa.

      Com a lavadora desligada da tomada, verifique todos os terminais do timer com a mão, se algum estiver froxo, aperte a ponta do terminal com um alicate e encaixe novamente no lugar.
      Antes de colocar a tampa, teste novamente a lavadora.

      Abaixo segue link do manual de serviços que ajudará a retirar o timer se necessário. Se for preciso trocar o timer, anote todas as ligações ou tire fotos da desmontagem passo a passo para não se perder na hora de montar.
      Anote o modelo exato da lavadora, pois dependendo do modelo e ano, precisará ser feita uma modificação na ligação do novo timer ( o atendente da loja sabe disso, pergunte a ele). http://www.mediafire.com/file/9lg4sv606yz7bsm/Man

      Veja também através do manual de serviços outras possibilidades de defeitos e tenha muito cuidado na hora de botar a mão em peças elétricas, fazendo sempre com a lavadora desligada da tomada.

  • Sr Nilton, bom dia!

    Estou tendo problemas com a lavadora electrolux LE 750 (frontal) ela está parando o processo no 7º estágio (são 8 estágios) e não está centrifugando automaticamente, o que pode ser? O sr. pode me dar alguma dica de como consertar isso ou somente a assistência técnica mesmo?

    Desde já, obrigada!

  • Caro Amigo
     
    Tenho uma lavador Electrolux LE750 que não entra água. Chamei a autorizada e eles trocaram o pressostato, mas o nível de água que esta enchendo é muito pouco. Eles tentaram dois modelos de peças e não funcionou. Vc já viu algo parecido? Será que a autorizada não tem mais a peça correta?. Desde já agradeço a tua atenção.

    • Olá Claudir,
      Independente da autorizada ter ou não o pressostato correto, o nível de água deveria está de acordo com o pressostato antigo retirado de sua lavadora.
      Existe uma regulagem no pressostato onde se pode diminuir ou aumentar o volume de água. Normalmente não se mexe nessa regulagem devido ao mesmo ser bastante sensível.
      No seu caso, eu chamaria a autorizada e mostraria que tem algo errado com o pressostato e que eles ou trocam ou fazem a regulagem do parafuso.

      O pressostato tem em lojas de peças sem ser a rede autorizada. O que não pode é você ficar no prejuízo.

      Qualquer coisa retorne, mas pode ser que eles tenham colocado o pressostato da L1000 no lugar da LE750.

      Niltran

  • Olá Rafael,
    Entre em contato comigo através do email: [email protected]
    Acho que posso lhe ajudar.
    Me envie: Modelo exato de seu Refrigerador e o problema encontrado. Talvez consigamos resolver essa questão de encharcamento.

  • Sr Nilton, bom dia!
    Estou tendo problema com a lavadora Electrolux LE 750 (frontal) ela não está centrifugando, fica como se estivesse drenando o estágio todo da centrifugação voltando ao normal após o final desta, o que pode ser? O Sr poderia me dar alguma dica?
    Desde já, obrigado!

    • Pode ser o capacitor de partida ou a chave seletora (adiar centrifugação).Faça o seguinte:

      Teste:
      Chave Seletora 1D:
      1.Com a chave seletora na posição de repouso (não-apertada) e com o auxílio de um multímetro na escala de
      resistência, verificar a continuidade dos terminais 1 – 2.
      2.Com a chave seletora apertada, verificar a continuidade dos terminais 2 – 3.

      Teste do capacitor de partida:

      Teste:
      1.Com um multímetro analógico (de ponteiros), na escala de
      resistência, conectar as pontas de prova do multímetro no
      capacitor. Verificar que o valor da resistência tende a zero
      (figura 1) e, logo após, aumenta seu valor até infinito (figura
      2). Caso a deflexão do ponteiro seja muito pequena deve-se
      mudar a escala de leitura da resistência no multímetro.
      2.Invertendo as pontas de prova do multímetro no capacitor o
      processo se repete.
      Caso o ponteiro não deflexione ou, deflexione e não retorne, o capacitor está defeituoso.

  • gostaria de agradeser por tantas enformasoes no seu blog e gostaria de reseber atualisasao no meu e-mail so tecnico e nao to muito atualizado e toda ajuda e bem vinda

  • olá amigo, tenho uma LE08 que esta me deixando louco. Já troquei o timer e trava da tampa, porém ela enche e não executa mais nada. Já fiz o teste de continuidade no chicote completo, testei o presostato, testei motor tudo funciona individualmente. Tem alguma dica ? outra coisa, tem como neutralizar a trava da tampa em caso positivo quais fios tenho que ligar juntos……………………………….desde já agradeço sua atenção….

  • Boa Tarde! tenho uma eletrolux le 750; Ela entra água, lava….mas qdo chega a parte de centrifugar, ela dá um curto,que cai achave de luz. O que pode ser? tem como eu mesmo arrumar? liguei prá uns lugares,mas não consegui alguém que viesse aqui;alguns me disseram que ela duas feses de motor e que uma destas pode ter pifado e que porisso não centrifuga e que teria que rebobinar o motor;será que é isto mesmo? Me deram esta informação por telefone e sem ver a máquina.

     favor reponder pelo e-mail [email protected]

    Obrigado

    Carlos  

    • Olá Carlos,
      Isso pode acontecer sim, pois quando uma parte do enrolamento do motor apresenta curto pode sim desencadear esse problema igual a da sua lavadora.
      Faça o teste retirando a correia e se acontecer novamente, não tenha dúvidas que o problema é ele.

  • olá Niltran, como posso copiar em uma pasta do meu computador , o que foi postado , testando os componentes da maquina de lavar ge. por enquanto é só um abraço washington da ilha.

  • Sr. Nilton,

    Tenho o mod. LE750.

    Ela faz o processo de lavagem, mas nao centrifuga.

    Ela desliga a luz(power) e destrava, só que fica cheio de agua com sabão, ou seja, a água não escorre.  

    • O problema de sua lavadora é a eletrobomba de drenagem.
      Caiu algum objeto estranho dentro dela. Como moeda, grampo,etc.

      Você terá que abrir ela, verificar qual objeto caiu e retirar o mesmo.
      Isso se ela não estiver queimada.
      Veja também dentro da mangueira dela que vai ao tanque.

  • Sr. Nilton. 

    Primeiramente agradeço a sua iniciativa de auxiliar o pobre o consumidor com suas dicas, conselhos.

    Temos uma lavadora Electrolux LE 1000 (front load), e após um bom tempo de uso, começaram alguns barulhos no momento da lavagem e principalmente na centrifugação (era como se algo estivesse quebrando, estalando). Chamamos o técnico que disse que o problema era nos rolamentos e mancal, que seria necessário trocá-los.
    Pois bem, orçou o serviço em R$ 350,00 (um terço do valor da máquina), ainda assim concordamos. A retornou consertada, mas não era mais a mesma. Com pouco tempo os barulhos voltaram ainda piores. Abri a tampa traseira e no interior da máquina estava todo sujo com ferrugem da água que vazou pelo retentor e a polia espalhou dentro dela. Chamei o mesmo técnico que sob a alegação de muito serviço acabou não aparecendo após duas ou três tentativas. Desisti.

    Agora a pergunta que lhe faço. Como fazer para sacar o cesto metálico do tanque? É possível trocar somente os rolamentos e retentor ou ainda é necessário trocar o mancal também? 

    Acho que eu mesmo vou consertar ou jogar tudo fora. 

    Desde já agradeço.

    Carlos 

  • gostaria de saber como desmontar o agitador da eletrolux turbo 8 ?
    tem que soltar a tampa e depois o agitador? nao tem parafuso por cima do agitador como procedo para trocar o agitador modelo lm  08
    outra coisa para trocar o retentor precisa desmontar toda a transmisao ou nao? 

  • BOA TARDE SR.NILTON .

    TENHO UMA MAQUINA DE LAVAR ROUPA DA CONTINENTAL EVOLUTION BY DE 12 PROGRAMAS , COD 451742 .
    ÁPOS A MAQUINA TER LAVADO NORMALMENTE AS ROUPAS A PORTA DA MAQUINA NÃO ABRIL MAIS   E AS ROUPAS ESTÃO DENTRO DA MAQUINA POR FAVOR ME AJUDE A ABRIR A PORTA .
    MUITO OBRIGADO DESDE JÁ .

    NILSON LEMES  ,

     

    • Se a trava trancou, deverá retirar a tampa superior retirando os dois parafusos da tampa traseira , empurrando a tampa para frente e depois para cima.
      Após isso, verá a trava da tampa e com uma chave pequena tente enfiar no meio e puxar como se estivesse abrindo. Depois toque a trava.

  • Olá Niltran como saber qndo a maquina deixa de entrar agua normalmente se não e só um defeito de bomba existe algum  teste para determinar o defeito sem desmontar, grato.
     ah… e uma eletrolux ok
     

  • Boa tarde! Tenho uma eletrolux LE 1000 – A placa de controle de velocidade queimou. Gostaria de saber como faço para adiquirir uma nova placa. Poderia me ajudar?  Moro em Goiânia e gostaria de ter ajuda sobre este problema.  Obrigada  

  • tenho uma lava e seca eletrolux lse-11 eco turbo. Estou com problemas nos sensores de selecao do modo de lavagem. qdo giro o botao para um lado a opcao selecionada vai para o outro (nao tenho controle). Acredito que o problema esteja justamente nesses sensores, talvez uma limpeza ja ajudasse,mas nao consigo desmontar esse botao. Qual o segredo para se conseguir desmontar esse botao e chegar ate esses sensores?

    Att
    Ernani

  • Tenho uma lavadora Eletrolux LE750 e quebrou essa peça que abre a porta dela. Com uma chave eu consegui abrir a máquina, mas preciso trocar esse puxador que abre a máquina. Liguei na eletrolux e fui informado que não tem mais peças para esse modelo. Voce sabe aonde poderia encontrar o puxador para comprar?

    Obrigado 

  • Boa Tarde, NILTRAN

    Gostaria de saber sobre a eletrolux LF 75, LAVADORA, foi colicado uma tigela  de vidro junto com as roupas  para lavar e quebrou ficou  bastante caco de vidros dentro, gostaria de saber como posso remover   a parte interna para retirar os vidros, muito obrigado. Eriberto  

    • Terá que retirar o agitador e o cesto.
      Baixe o curso de reforma mecânica da lavadora electrolux LM06 disponível no blog que a desmontagem é a mesma.

  • Não sei se você está no Rio. Se estiver tente encontrar ligando parta autorizada Electrolux em Batafogo, na Rua São Clemente. Boa sorte. Um abraço, HÉRCULES

  • Bom dia,
    por favor preciso subistituir o fecho ou trava da tampa de minha lavadora eletrolux LE 750 mas não consigo desmontar a tampa. Como devo proceder?

  • Olá Niltran. Inicialmente parabéns pelo seu site. Olha, tenho uma Electrolux LE750 que travou a abertura. Com muito custo consegui abri-la para retirar a roupa (que já havia sido lavada). A peça plástica usada para abrir estava quebrada (durou mais de 10 anos!). Adquiri outra, coloquei junto com a mola e… simplesmente ela não fecha (não trava). O que você acha que pode estar ocorrendo? Aguardo. Grato.

  • tenho duas eletrolux de 6 kg, e elas ñ estão torcendo, qual será o problema?qual peça devo repôr?

  • tenho duas eletrolux de 6 kg, e elas ñ estão torcendo, qual será o problema?qual peça devo repôr?

  • Boa tarde,

    Tenho uma lavadora dessas Electrolux 750rpm e neste fim de semana, depois de uma lavada, parou de funcionar.
    Foi sem ‘aviso’, eu tirei as roupas da lavada anterior, coloquei mais roupas, carreguei o sabão e amaciante e liguei a máquina. A luz acendeu e saí da lavanderia, mas quando voltei vi que a máquina deixou de funcionar, fora a luz acesa ela não dá nenhum sinal.

    Pelos ‘sintomas’ presumo que seja problema na trava da porta frontal e, pelo que os técnicos me disseram por telefone, é uma peça difícil de se conseguir, demora pra chegar e custa caro demais.

    Como a máquina é bem velha eu queria saber se tem como fazer uma ligação direta, desativando a trava frontal e permitindo que a máquina volte a funcionar.
    Isso dá pra ser feito?
    Fico no aguardo de um retorno.
    Obrigado!

  • ola, tenho uma lavadoura eletrolux lf80 eo agitador não funciona como resolve, grato pela atenção

     

  • gostaria que vc minm desse uma dica sobre uma lavadora eletrolux LCT10 QUE NÃO LIGAR O QUE SERÁ? QUE DEUS TE ABENÇÕE só aqui de joão pessoa pb

  • Boa Tarde Amigo,desejo saber de vós se tem como anular a trava de segurança da tampa da lavadora de roupas LT15F-Eletrolux-15kg. para ela funcionar, é que o sensor de travamento da tampa da minha lavadora se travou e não abriu mais a tampa, minha esposa abriu com a chave de fenda e acabou quebrando um pedaço da parte que trava a porta para conseguir abrir e retirar as roupas.Tem como fazer ela funcionar sem esse dispositivo?

  • Ola amigo, me ajuda? Minha maquina LG lava e seca WD1403 o puxadou de abrir a maquina quebrou, até ai tudo bem comprei um, ao chegar eu não queria dar trabalho ao marido que não estava em casa, desmontei o puxador quebrado e tal, só que na hora de montar eu estava em duvidas do pino de metal se era de um lado ou de outro, peguei o pino e encaixei na parte da trava da maquina (no buraquinho que tem dois parafuso na frente) e agora não consigo tirar o pino, que estar prezo, assim estou com a maquina sem fechar e desmontada, sera que vai ter que tirar a guarnição? me ajude por favor

    • Olá Claudia, minha máquina da LG também aconteceu o mesmo problema, acabou quebrando o puxador. Já comprei o puxador porém estou com duvida como consigo troca-lo, tenho que abrir a porta e tirar todos aqueles parafusos que estão atrás dela? E ai remover aquela parte redonda cinza interna para trocar? Seria isso? E vc conseguiu resolver seu problema?

      Muito obrigado

  • Bom Dia, tenho a lavadora Electrolux LE1000 Premium. Após uma mudança, fui usá-la, quando o girei o botão fez um barulho como se estivesse com pedrinhas dentro. Após isso, ela não está enchendo água pelo compartimento do sabão em pó, apenas pelo do alvejante e amaciante. Valeria a pena mandar arrumar? Eu poderia arrumar sozinha kkk ? Agradeço imensamente sua disposição.

    • Terá que retirar a tampa superior e checar se a bobina da válvula relacionada a válvula principal está sendo acionada. Caso negativo, deverá trocar a válvula.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.