Trocando a Eletrobomba de Drenagem Lavadoras Brastemp

Dando continuidade a série de dicas em vídeos sobre pequenos reparos nas lavadoras de roupas hoje vamos ensinar a troca da eletrobomba de drenagem da lavadora brastemp bwm08.

Esse tipo de serviço é bastante simples e o consumidor poderá ele mesmo efetuar a troca da eletrobomba de sua lavadora brastemp sem complicações e sem a necessidade de chamar um técnico de lavadoras de roupas para isso. Como sempre falo, certos serviços simples hoje com o nível de informação que existe na internet, seria ao meu ver leviano tentar esconder esse tipo de informação dos consumidores, visto que na internet encontramos de tudo um pouco.

Sobre o vídeo da Lavadora Brastemp.

Esse vídeo sobre a troca da eletrobomba de drenagem da lavadora brastemp eletrônica modelo bwm08 ensinará você a realizar a troca não somente desse modelo de lavadora, mas também servirá para vários modelos como as Electrolux, Consul e até das lavadoras GE.

Você pode estar se perguntando…até das lavadoras GE? Sim, pois quase todas as eletrobombas de drenagem das lavadoras atuais tem seu funcionamento e seu aspecto muito parecido e isso é uma grande notícia para você que não está em condições de pagar um técnico de lavadoras de roupas ou você que gosta de realizar pequenos reparos por conta própria.

Quando trocar a Eletrobomba das Lavadoras Brastemp?

Normalmente o defeito principal de uma eletrobomba (em qualquer lavadora) é quando a lavadora não joga água fora, seja porque a eletrobomba de drenagem queimou, ou existe algum objeto estranho dentro da eletrobomba. Quais os objetos estranhos?

Os objetos estranhos que normalmente travam a eletrobomba de drenagem são moedas, clip de cabelo, meias pequenas e clip ou ferrinho de sutiã. Quando isso acontece, o rotor (pequena hélice) da eletrobomba fica travado e a eletrobomba emite um ruído informando que tem algo impedindo o rotor de girar.

Claro que a queima da bobina (fios de cobre) também poderá fazer com que a eletrobomba emita o mesmo som, mas no geral quando a eletrobomba de drenagem das lavadoras brastemp (ou outro modelo) emite um ruído e não parte, é porque algum objeto estranho está impedindo o rotor de girar.

Veja o vídeo abaixo e depois continuaremos a falar mais sobre a eletrobomba de drenagem da lavadora brastemp eletrônica.

Modelos de eletrobombas lavadoras brastemp.

Não sei se reparou no vídeo, mas a primeira eletrobomba era de uma lavadora brastemp de outro modelo. O meu amigo Carlos Júnior comprou a eletrobomba baseado no modelo da lavadora BWM08 (uma smart) e o vendedor lhe vendeu uma eletrobomba de outro modelo.

É muito importante que ao comprar qualquer peça de sua lavadora, sempre tenha em mãos o modelo exato dela que fica normalmente na parte traseira das lavadoras brastemp, consul, electrolux, ge e praticamente todas. Depois de ter ido com ele na loja, fizemos a troca pela eletrobomba do modelo correto.

Conforme ensinei no vídeo, nem sempre será preciso realizar a troca da eletrobomba, pois quando ela emite um ruído e não joga água fora, o mais provável é que algum objeto estranho esteja impedindo o rotor dela de partir e ai o som do ruído. Claro que existem casos e casos, em que se o consumidor não está no local na hora em que algum objeto estranho esteja impedindo a eletrobomba de jogar água fora, dependendo do modelo de lavadora a eletrobomba queimará e ai somente realizando a troca.

No caso do consumidor que esteja em casa e percebe o barulho de ruído, a lavadora no programa de enxágue e a água não sai, ele deverá desligar a lavadora e fazer conforme o vídeo ensina. Terá que retirar a água que esteja dentro da lavadora seja abaixando a mangueira de drenagem ou mesmo de outra forma conforme o modelo da lavadora.

Se isso acontecer com uma lavadora GE, o consumidor não conseguirá abaixar a mangueira de drenagem com facilidade, visto que nas lavadoras GE a mangueira de drenagem sobe internamente pelo gabinete. Veja  aimagem abaixo:

Mangueira drenagem lavadora GE

Se sua lavadora for uma GE ou de outra marca e apresentar o problema da eletrobomba de drenagem em que não seja possível abaixar a mangueira de drenagem, não se desespere, pois existe uma outra forma de retirar a água antes de deitar a lavadora. Como seria isso?

Basta você inclinar levemente a lavadora na posição frontal e por baixo tentar puxar a mangueira de drenagem sem desconectar ela da eletrobomba. Assim poderá retirar toda a água antes de deitar a lavadora. Em casos extremos, você poderá inclinar a lavadora levemente para a frente e retirar a braçadeira da mangueira presa a eletrobomba e ai a água sairá, mas tenha certeza que no local onde a lavadora está instalada tenha um bom ralo.

Claro que no vídeo usei a forma na qual o consumidor comum que não tenha conhecimento irá proceder, mas no dia a dia e para um profissional, a troca da maioria das eletrobombas não necessita deitar a lavadora e sim incliná-la levemente e executar a troca da eletrobomba.

Vou ficando por aqui com mais esse artigo e informar que brevemente teremos muitas novidades aqui no Blog Niltran. Espero que goste do vídeo sobre a troca da eletrobomba de drenagem das lavadoras brastemp.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

2 comments

  1. Parabems pela aula e que Deus te abençoe, voçê não sabe o bem que voçê faz disponibilizando estas aulas na net.Primcipalmente onde não há mão de obra suficientemente especializada como aqui em Parnamirim-RN

  2. Nilton, troquei a eletrobomba da minha Brastemp BWM08A de acordo com as suas dicas, após a troca ficou pingando e apareceu um barulho diferente quando a água é escoada. Apertei os dois parafusos que fixam a bomba, devo aplicar silicone na parte que encaixa no cesto e onde fica a braçadeira da mangueira de escoamento para evitar o pinga pinga? Ou cometi um erro ao fazer a instalação ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *