Reparação de Ice maker para Refrigeradores importados

Segue em anexo um passo a passo sobre reparo de Ice Maker (máquina de gelo) dos refrigeradores Side-By-Side importados produzido pela Whirlpool para as marcas ( Whirlpool, Kitchenaid e Roper).
Esse manual passo a passo de reparo de Ice Maker foi elaborado pela Whirlpool que é considerada uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos mundial e também dona da Brastemp.

O que é Ice Maker:

O Ice Maker é uma máquina de gelo que vem incorporado nos Refrigeradores Side By Side e em alguns Frost Free , sendo uma peça delicada e altamente cara.

Dificuldade de reparo do Ice Maker:

O reparo de Ice Maker aqui no Brasil é extremamente raro e são poucos profissionais que executam tais reparos, sendo que o profissional acaba executando oreparo do Ice Maker através de grande dificuldades por não possuir um manual e não entender a língua inglesa.

Outra dificuldade é a reposição de peças para o Ice Maker, pois visto que o mesmo é fabricado fora do Brasil, não são raros ter que solicitar a importação da(s) peça(s) por parte do cliente ou mesmo do técnico quando ele tem acesso e em casos de achar as peças aqui no Brasil.

O fato é que alguns modelos de Refrigeradores Side By Side lançados aqui no Brasil por algumas autorizadas conhecidas são montados com peças importadas e o consumidor não sabe disso.

Esse fato citado à cima, acaba trazendo um grande transtorno para os consumidores na hora em que uma determinada peça como por exemplo o Ice maker apresenta um defeito. O técnico efetua o diagnóstico e informa ao cliente que para executar o serviço será necessário que a peça defeituosa seja trocada, mas o grande problema é que a peça defeituosa não está disponível para reposição no Brasil. O que acontece?

  • Primeiro:

O cliente liga para rede autorizada solicitando informação sobra a venda da peça e é informado que tal peça não está disponível para reposição e que somente importando a mesma, sendo que o prazo será entre 7 e 15 dias. ( Normalmente de 1 a 2 meses)

Isso é correto? Vender um aparelho nacional, com algumas peças importadas e na hora da reposição não ter a mesma em estoque?

  • Segundo:

Mesmo o aparelho estando fora do prazo de garantia e por tanto podendo ser reparado por outros profissionais sem ser das redes autorizadas, elas costumam fazer um tipo de “venda casada”, impondo para o consumidor que a importação da peça está sujeita ao consumidor executar o serviço com a rede autorizada.

Isso acontece e muito, acreditem! Acesse o site reclame aqui e veja com seus próprios olhos o descaso.

Mais uma vez temos as redes autorizadas escondendo a informação de onde o consumidor ou o profissional poderá importar as peças, mas como estamos no mundo onde a informação surge praticamente em tempo real, brevemente as redes autorizadas estarão fadadas ao declínio e cada vez mais tanto os clientes como os profissionais especializados ou autônomos, ganharão mais campo e poderão executar reparos em aparelhos fora de garantia onde hoje somente as redes autorizadas conseguem.

Informo que o manual está em inglês, mas contem uma linguagem técnica de fácil entendimento e imagens que facilitarão ao profissional o reparo.

Você poderá efetuar o download do manual ou somente visualizá-lo através do link abaixo:

Visualizar em PDF:

Abaixo segue o link para download do manual de reparo do Ice Maker.

Download reparo de Icemaker.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *