Olá amigos do Blog Niltran.com.
Como nós sabemos, hoje em dia a maioria e se não todas as lavadoras e também diversos Refrigeradores e Eletrodomésticos estão sendo fabricados com diversos componentes eletrônicos.
Basta vocês olharem os modelos das lavadoras de hoje e verão que 100% tem pelo menos um componente eletrônico ou placa eletrônica.
Aqui no blog, a maioria das dicas postadas quando requerem testes de componentes, sempre tem componentes eletrônicos para testes. Por isso, resolvi postar esse guia encontrado na web
Eu particularmente acho isso muito positivo para o progresso tanto de nosso país como também dos profissionais que reparam esses equipamentos.
Algumas pessoas acham que os fabricantes não deveriam “misturar” a eletrônica com a mecânica.
Bom, cada um tem sua própria opinião e devemos respeita-lá. Não é fácil vamos reconhecer que um profissional acostumado há anos a trabalhar com equipamentos mecânicos e de repente lhe aparece um equipamento que ele já repara ano após ano com vários componentes eletrônicos seja no painel, na porta ou em outras partes de algumas Lavadoras de Roupas e Refrigeradores.
O progresso de uma nação estará sempre ligado a tecnologias novas e ao futuro pois, sem tecnologia o mundo para.
Hoje trago para vocês um guia prático de utilização do Multímetro para ajudar no seu dia a dia a realizar testes de componentes eletrônicos.
Esse guia é bastante esclarecedor principalmente para que não tem nenhuma ou pouca experiência em utilizar esse aparelho para realização de testes em componentes eletrônicos e elétricos.
No final desse post vocês encontrarão o guia em formato PDF para efetuarem o download do mesmo e posteriormente poderão imprimir. Sendo assim, sempre que tiverem alguma dúvida, basta consultar o mesmo.
ÍNDICE
- TERMOS DE USO DESTE GUIA
- INTRODUÇÃO
- MULTÍMETRO ANALÓGICO
- MULTÍMETRO DIGITAL
- ALICATE AMPERIMETRO
- LEITURA DE TENSÃO
- LEITURA DE RESISTÊNCIA
- LEITURA DE CORRENTE
- DICAS PRÁTICAS DE UTILIZAÇÃO DO MULTÍMETRO
1 – TERMOS DE USO DESTE GUIA:
O autor deste guia autoriza desde já a cópia total e/ ou utilização de textos do mesmo para fins educativos pessoais. No caso de cópia total fica vedada a eliminação de qualquer parte do mesmo. No caso de utilização parcial dos textos, mencionar a origem em bibliografia. As imagens são de propriedade do autor( inclusive o logotipo ) . O autor reserva-se ao direito de efetuar alterações neste guia sem aviso
prévio. Dúvidas ou sugestões para [email protected].
2 – INTRODUÇÃO:
O multímetro(ou multiteste) é sem sombra de dúvida um equipamento de bancada imprescindível no dia-a-dia do técnico. Com ele será possível realizar leituras de diversas grandezas elétricas. Sem ele,
os reparos, ensaios, comparações e outras atividades tornariam-se extremamente difíceis(para não dizer quase impossível) .
A seguir, símbolo elétrico de um ponto de leitura em um circuito:
4 – MULTÍMETRO ANALÓGICO:
O multímetro analógico reinou absoluto durante muito tempo. Foi um dos primeiros sistemas de leitura para bancada. Com o tempo, vem perdendo espaço para os equipamentos digitais, mas não se engane:
devido a características próprias, ainda é útil para o técnico, justificando sua utilização.
Vantagens do multímetro analógico:
O multímetro analógico possui um ponteiro que se movimenta para indicar sua leitura. Parece estranho, mas pense: Durante a execução de música em um equipamento de áudio, qual permite uma
melhor avaliação do sinal em execução: aqueles VU´ s de ponteiro(volume unit, ou do português “ unidade de volume” ) ou um indicador numérico que fica alternando rapidamente os valores?
Um exemplo prático: Imagine tentar descobrir um transistor com fuga de corrente em um circuito com um multímetro digital lendo com intervalos de varredura( leituras consecutivas) lentos o suficiente para que os valores se alterem e você não entenda o que está acontecendo.
Desvantagens do multímetro analógico:
O que parece a maior vantagem na verdade é seu maior inimigo. A soma do ponteiro mais sua escala de leitura não são tão precisas quanto a leitura direta do multímetro digital. Normalmente é
limitado na quantidade de escalas de leitura; possui uma isolação( impedância) muito baixa, correndo o risco de interferir no circuito e apresentar leituras erradas e como o ponteiro uma hora vai encontrar um fim de escala(a maior tensão ou corrente dentro de uma escala de leitura) um erro de utilização pode danificar definitivamente o equipamento(às vezes acontece do ponteiro entortar) .
MHIA-1(multímetro hipotético analógico)
1 – galvanômetro
2 – ponteiro de leitura
3 – parafuso de ajuste da posição infinito( α) do ponteiro
4 – escalas de leitura
5 – indicador de isolação do multímetro
6 – ajuste de zero ohm
7 – chave seletora de escala de leitura
8 – ponto de instalação da ponta de prova preta( –)
9 – indicador de limites máximos de leitura
10 – ponto de instalação da ponta de prova vermelha(+ )
4 – MULTÍMETRO DIGITAL:
Com o advento do display digital, mais especificamente o de cristal liquido(LCD, do inglês liquid crystal display) e do conversor analógico/digital, os multímetros ganharam uma nova dimensão: Mostrar
os valores lidos diretamente, com grau de precisão superior aos seus irmãos analógicos.
Vantagens do multímetro digital:
Como possui leitura baseada em componentes digitais, sua leitura é precisa. Devido aos mesmos componentes, a isolação( impedância) de entrada é alta, interferindo pouco nas leituras e proporcionando uma probabilidade menor de danificar o equipamento devido a um erro.
Desvantagens do multímetro digital:
Como todo circuito baseado em leituras digitais, o multímetro precisa de um intervalo de tempo entre uma conversão analógico/digital e a seguinte. Isto provoca um efeito indesejável: a velocidade de
resposta na maior parte das vezes é mais lenta que a velocidade do cérebro humano, provocando a indesejável sensação de que os números não param. Em circuitos com grandezas variando
continuamente, torna-se quase impossível efetuar leituras, exigindo a utilização de multímetro analógico.
MHID-1(multímetro hipotético digital)
1 – display de cristal liquido(LCD)
2 – chave seletora de escala de leitura
3 – posição de teste de continuidade sonoro(buzer)
4 – posição de teste de junção semicondutora
5 – ponto de instalação da ponta de prova vermelha(+ ) para leitura de correntes na posição 10A
6 – indicador de corrente máxima de leitura na posição 10A
7 – ponto de instalação da ponta de prova preta( -)
8 – indicador de limites máximos de leitura além da posição 10A
9 – ponto de instalação da ponta de prova vermelha(+ ) para leituras além da posição 10A
5 – ALICATE AMPERÍMETRO:
Além das características convencionais dos multímetros, este equipamento de testes permite a leitura de corrente sem ser necessário abrir o circuito (você verá no capitulo leitura de corrente) .
Esta é a sua principal vantagem. Por possuir versões analógicas e digitais, assimilará as vantagens e desvantagens de suas respectivas versões.
AAHID(alicate-amperímetro hipotético digital)
1 – área de leitura de corrente
2 – alavanca de abertura do alicate
3 – botão de retenção de leitura( hold)
4 – chave seletora de escala de leitura
5 – display de cristal liquido(LCD)
6 – ponto de instalação da ponta de prova vermelha(+ )
7 – indicador de limites máximos de leitura
8 – ponto de instalação da ponta de prova preta( -)
6 – LEITURA DE TENSÃO:
Uma das grandezas que o multímetro pode ler é a tensão (voltagem) . Basicamente, sempre será possível ler tensões em corrente contínua(Vcc) e corrente alternada(Vca) .
Para facilitar a interpretação visual, usaremos o MHID-1.
Exemplo de leitura Vcc
Note para alguns detalhes: a chave seletora está na posição 2 DCV. A leitura efetuada pelo multímetro foi de 1.485, então a tensão lida é de 1,485 Vcc. A ponta de prova vermelha toca o polo mais positivo(+ )
e a preta o polo mais negativo ( -) da pilha. Se as pontas de prova fossem invertidas, a leitura seria de
–1.485, sinalizando uma leitura de tensão negativa.
Exemplo de leitura Vca
Aqui, a chave seletora encontra-se na posição 200 ACV. A leitura efetuada pelo multímetro foi de 112.7, então a tensão lida foi de 112,7 Vca. Neste caso, a posição das pontas de prova é indiferente, não
interferindo na leitura.
7 – LEITURA DE RESISTÊNCIA:
Uma das grandezas possíveis de efetuar leitura com o multímetro é a de resistência. Medir resistores, junções de semicondutores, verificar continuidade em cabos, placas e terminais de componentes são
algumas das facilidades que esta escala proporciona. Em alguns multímetros, você encontrará na escala um teste de continuidade, que “apita” quando a resistência praticamente é um curto. Poderá encontrar também uma posição simbolizada por um diodo a qual lerá a junção de dispositivos semicondutores.
Exemplo de leitura de resistor
Repare: o resistor possui os anéis amarelo, lilás, vermelho e prata.
O multímetro está na escala 20K OHM. A leitura efetuada foi de 4.62, portanto o valor lido foi de 4.620 Ohm, muito próximo da leitura dos anéis(4,7K Ohm)
Exemplo de leitura de diodo
Aqui, com a chave na posição junção, foi efetuada leitura de um diodo 1N4148. O valor lido foi de 568. A ponta de prova vermelha toca o anodo e a preta o catodo do diodo. Invertendo-se as pontas de
prova a leitura seria infinito.
8 – LEITURA DE CORRENTE:
Outra grandeza passível de leitura com o multímetro é a corrente elétrica contínua. Com o alicate amperímetro você poderá ler corrente elétrica alternada.
Os multímetros possuem geralmente uma entrada extra na qual pode-se ler correntes elevadas( repare no MHID-1 a posição 10A) .
Exemplo de leitura de corrente contínua
Aqui, a chave seletora encontra-se na posição 2A DCA. A leitura efetuada pelo multímetro foi de 0.330, então a corrente lida foi de 330 mA. Se as pontas de prova fossem invertidas, a leitura seria negativa.
Exemplo de leitura de corrente com alicate amperímetro
Passe um dos fios da rede elétrica(apenas um) pela área de leitura de corrente.
Aqui, a chave seletora encontra-se na posição 200A ACA. A leitura efetuada pelo multímetro foi de 001.1, então a corrente lida foi de 1,1A.
9 – DICAS PRÁTICAS DE UTILIZAÇÃO DO MULTÍMETRO:
- nunca leia resistência em um circuito alimentado;
- procure sempre ter o componente fora da placa para leitura;
- no caso de componentes com dois terminais, se não for possível retirá-lo totalmente procure levantar um dos terminais para efetuar a leitura;
- no caso de componentes com mais de dois terminais, tente cortá-los em um ponto onde poderiam ser soldados novamente para poder efetuar leituras em aberto;
- antes de iniciar qualquer leitura, sempre coloque a chave seletora no maior valor possível da escala da grandeza que irá ler;
- para saber se uma ponta de prova está aberta, coloque o multímetro na menor escala de resistência e junte as pontas: você tem que obter uma leitura de resistência quase nula(próximo de zero) ;
- para evitar falsas leituras no multímetro analógico quando visualizado de lado, use a escala espelhada para ver o ponto exato do ponteiro;
- o multímetro digital normalmente oscila sua leitura em escalas menores dificultando a compreensão dos valores; nesses casos uma solução é aumentar a escala até obter um valor fixo, canibalizando a precisão.
Download do guia em formato PDF – Clique abaixo:
É isso ai pessoal.
Espero que esse guia sirva para tirar muitas dúvidas e ajudar a que necessitar.
Um abraço,
Nilton Neto.
boa tarde, estou com um pequeno porblema com o transformador do meu monitor ele pifou (bazou) e eu quero reparar pessoalmente, eu tenho um multimetro digital e gostaria que me desem umas dicas de como medir a placa e encontrar a avaria.
Olá Gelson,
Infelizmente não poderei lhe ajudar. O assunto do blog somente está focando no momento em lavadoras de roupas. Colocamos um mini curso sobre multímetro para os profissionais executarem testes nas lavadoras de roupas.
Abaixo segue link de um site sobre eletrônica que com certeza lhe ajudará na solução do seu problema:
http://www.freebr.com/
Nilton Neto.
Prezado senhor Niltran, devo esclarecer que não sou técnico em conserto de máquinas, na verdade sou policial civil de são paulo, que quando tem problema com a máquina de lavar da esposa eu mesmo arrumo, ao final acabo arrumando a do irmão, sobrinho. Ocorre que tanto, a minha, quanto a do irmão e sobrinho, são modelo Mondial ou Clean, que eu já aprendi a trocar rolamentos de cambio e reformar a parte mecânica, entretanto, estou apanhando da Mondial da esposa pois comprei o tubo do cambio e a parte de baixo do mesmo, só aproveitei as emgrenagens, troquei rolamentos e retentor, quando monto tudo certinho, a máquina funciona um pouco, em seguida vai diminuindo movimento de agitação até parar, sendo que eu desliguei em seguida, toda vez que aconteceu, cheguei a trocar o motor eletrico achando que era o problema, mas não era pois o problema retornou com outro motor. Com o cambio na mão, óleo novo, tudo certinho vai bem, é quando monta e deixa um pouquinho que parece que o motor vai travando, desligando alguns segundo, ele liga com movimentos normais em seguida volta o defeito. Se puder me ajudar vou ficar muito agradecido, pois o que seria um passa tempo está se tornando uma dor de cabeça. Desde já agradeço-lhe a dica, obrigado
Olá Tharley,
Bom amigo acho que seu problema está na falta de atenção em algum item.
Reveja novamente a parte do came, came articulado, mola do came, anel deslizante.
Normalmente nas reformas mecânica, essas peças são trocadas, mesmo que aparentemente pareçam estarem boas.
Não descarto problema no capacitor, bobina e até mesmo placa eletrônica.
Reveja esses itens e me retorne.
Niltran.
Prezado Nilton,
Entrei neste site por acaso, pois procurava nome de lojas autorizadas na minha região (Recife/PE) para comprar umas peças da tampa frontal da minha máquina Eletrolux LE-750.
Fico feliz em saber que existem pessoas e profissionais da sua categoria prestando este tipo de solidariedade gratuita para qualquer usuário, independentemente de conhecê-los ou não.
Esta sua atitude é nobre e rara, e merece uma medalha de "Honra ao Mérito".
Parabéns, amigo e muito obrigado pelas dicas e opiniões que você tem dado ao pessoal que lhe procura.
Um abraço fraterno.
Rinaldo Dias.
Olá Rinaldo Dias,
Obrigado por suas palavras. A intenção é mesmo ajudar.
Caro Niltran, aqui em casa tem uma lav. roupa Brastemp mod BWO24 com aquecimento, ela está com os seguintes problemas: o tambor não roda, só a parte de dentro, sendo que a roupa embola toda no agitador, e o pressostato só atua no nível baixo, sendo que ela não centrifuga, por favor eu não sou técnico mais tenho conhecimento em eletrônica, gostária de sua opinião. Obrigado pela sua atenção.
Olá Marco Antonio,
Verifique a placa eletrônica.
olá Niltran que Deus te abençoi ontem,hoje e sempre.
Verifique o atuador de freio e a eletrobomba de drenagem.
Sobre o timer não andar, tem que ser trocado.
boa tarde !
meu amigo tenho uma lavadora consul 10 kls cwl serie cc8901411 pois a mesma esta com problema na centrifugação, ela inicia a centifugação e ja desliga, aí todas as luzes do painel ficam piscando, aí tenho que tirar da tomada e iniciar novamente, pelo que entendo a placa deve estar com problema, mais será que troco só a placa de comando ou devo trocar a inteface também ??
agradeço se me responder
obrigado !
Normalmente a placa de comando.
minha bwl11 btp, esta batendo fraca, e no turbo ela gira so para um lado embolando a roupa. ja troquei as duas placas ( potencia ,intereface) mas ela continua com o mesmo problema. qual e a solucao. um abraço, marco.
Normalmente esse problema é a placa, mas se você trocou ai a coisa fica complicada.
Veja o capacitor de marcha do motor e o fio do motor rompido internamente.
Boa tarde, parabens pela iniciativa
Por gentileza gostaria de uma informação tenho uma maquina de lavar GE modelo td 1038 de 10,2Kg, a mesma apresentou um defeito ela acende as luzes e apagam e não funciona, (so piscam ),ja vieram dois tecnicos e cada um diz uma coisa por gentileza alguem ja passou por essa situação.
muito obrigado ,pela atenção
Agnaldo
ola,nilton tenho uma lavadora enxuta e ela nem enche de agua.é uma enxuta 6.0 sem placas eletronicas.eu ligo o timer funciona mas ela não enche de agua .já testei as valvulas de entrada de agua que esta funcionando ,será que é o timer…
nitran boa noite gostaria se posivel que voce postasse como testar os componentes
da lavadora eletrolux lf90 nao sou tecnico trabalho em manutençao mais amaquina de casa
apresentou defeito que liga e para em anguns segundos es pero que me envie algumas dicas.
atenciosamente antonio
17/12/2011
Sou tecnico em eletronica,tvs trc lcde led, não entedo nada de refrigeração,
Tenho um refrigerador Continental FROST-FREE COPACABANA, que com um ano e dois meses de uso Parou de funcionar,ao ligar o controle do freezer e gerado um pequeno veto parece de um mini ventilador, e ao ligar o super freezer da estalos dentro do capacitor um grande que fica perto dos conectores perto do motor, se o amigo puder me dar uma dica desde ja agraceço a ajuda,,,,
estou querendo saber se eu posso medir amper na rede eletrica.