Ação judicial por recall de máquina

Alerj pedirá na Justiça que Electrolux seja obrigada a trocar ou consertar as lavadoras do mesmo modelo da que amputou braço.

POR MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio – A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj entrará com ação civil pública pedindo que a Electrolux faça recall (chamada para troca ou conserto) de todas as máquinas de lavar do modelo LE 1000, o mesmo que arrancou, há um ano, em Nova Iguaçu, o braço direito de Lucas Soares da Silva, hoje com 4 anos. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em São Paulo, também vai enviar o caso ao Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Recall Lavadora Eletrolux

A decisão da Alerj foi tomada ontem, depois da publicação em O DIA do laudo apontando que erro no projeto de fixação de um dispositivo, que travaria a lavadora ao ser aberta, causou o acidente. Esse dispositivo tinha pino em formato inadequado e não parou a máquina ao ser aberta, constatou a perícia. O braço de Lucas foi reimplantado, mas ele tem sequelas. Segundo a Electrolux, no entanto, o recall não será necessário, e a empresa só se pronunciará após ver o laudo.

“Se a empresa fabricou um produto com esse problema, tem que fazer recall”, disse a presidente da Comissão, deputada Cidinha Campos. “O Código (de Defesa do Consumidor) é claro: a empresa é responsável pelo reparo. O produto não pode acarretar danos à saúde ou à segurança do consumidor”, explicou a advogada do Idec, Daniela Trettel. O Artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor diz que “o fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos por defeitos decorrentes de projeto”. “Se for erro de projeto, é caso de recall”, disse Daniela.

Advogado da família, Leonardo Amarante acionará o Ministério Público para que a empresa troque todas as máquinas vendidas do mesmo modelo. “A sequela do meu filho é para sempre”, frisa Renata Ferreira Soares, 35, mãe de Lucas, que perdeu o movimento da mão.

About Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e sou especialista em Lava e Seca. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

Veja Também

Logo lavadora ge

GE dá dicas para economizar energia no dia mundial da terra

Em comemoração ao Dia Mundial da Terra, a GE Iluminação traz algumas dicas para ajudar …