Resolva – Lavadora Brastemp Ative BWL11 não Centrifuga

Hoje vamos resolver um problema na Lavadora Brastemp Ative BWL 11 em que somente o agitador gira durante a centrifugação.

Fui visitar um cliente em que ele reclamava que sua Lavadora Brastemp Ative BWL11 quando entrava na função de enxágue, a mesma apresentava um barulho muito alto e não iniciava a centrifugação. Aproveitei a oportunidade e fiz um pequeno vídeo do barulho e tirei algumas fotos da troca da peça. Qual peça Nilton? Durante o artigo você saberá.

Continuando com a nossa série de artigos sobre serviços simples que o próprio consumidor poderá executar, vamos resolver um problema na Lavadora Brastemp Ative BWL11 onde na programação de enxágue, a lavadora apresenta um barulho (ou não) e somente o agitador gira durante a centrifugação.

Sobre a lavadora Brastemp Ative BWL11:

Como vocês sabem, a Lavadora Brastemp Ative é uma lavadora relativamente nova no mercado, tendo sido comprada por muita gente devido a seu design ser “diferente” e ser um lançamento “Brastemp”.

Ao chegar na residência do cliente, a lavadora estava com água e desligada, então selecionei a opção de enxágue no painel e o comportamento dela foi realmente apresentar um barulho relativamente alto e pouco comum, dando margens a interpretações erradas por parte de quem está testando o aparelho. Lógico que esse defeito é bem simples para um profissional experiente.

Vejam o vídeo abaixo da Lavadora Brastemp Ative Não Centrifuga BWL11:

Conforme podemos reparar no vídeo, o barulho apresentado pela Lavadora Brastemp Ative não centrifuga BWL11, é pouco comum. Se for um profissional sem experiência ou mesmo o consumidor sem muito conhecimento, pensará em um primeiro momento que o problema poderá estar relacionado a algum objeto estranho dentro da eletrobomba de drenagem, ou mesmo o Came com problemas.

Além do problema do barulho a Lavadora Brastemp Ative BWL11 apresentava o comportamento em que quando a lavadora iniciava a centrifugação, somente o agitador girava e o cesto permanecia parado. Isso também poderia dar margem a algo de errado com a placa eletrônica, o que não é o caso.

Como puderam ver no vídeo, a primeira coisa que fiz foi checar se a lavadora estava jogando água fora normalmente através da mangueira de drenagem. Como o resultado foi positivo, de início descartei a eletrobomba de drenagem. O próximo passo foi inclinar a Lavadora Brastemp Ative BWL11 ( não bati fotos dessa parte) e identificar qual o componente que estava causando o barulho.

Ao incliná-la levemente e olhando por baixo, selecionei a opção enxágue novamente e vi que a haste do atuador de freio não estava sendo recolhida por ele. Pronto! Um defeito identificado…Se o atuador de freio não está recolhendo a haste dele, com certeza a Lavadora Brastemp Ative BWL nunca iria centrifugar, pois se o atuador de freio não puxa a haste dele que está acoplada ao armador de freio, a cinta não iria “liberar” a panela da caixa de engrenagens que por sua vez manteria o cesto preso e com isso a lavadora não iria centrifugar.

Caso seja esse o problema de sua Lavadora Brastemp Ative, troque o atuador de freio. Caso não sabe onde comprar, visite a loja virtual da Polipartes e compre o atuador. Aloja Polipartes tem um atendimento excelente e preços muito bons, além de ser a mais segura da internet para compras online, bastando verificar o selo de segurança na loja virtual. Acesse no endereço: www.polipartes.com.br

Sobre o barulho na Lavadora Brastemp Ative não Centrifuga BWL11:

Sobre o barulho, o mesmo também era do Atuador de Freio, pois assim que a Lavadora Brastemp Ative BWL11 entra no enxágue e antes da centrifugação, o motor não é acionado e por isso não teria como ser o Came, visto que o mesmo somente atua quando o motor da lavadora está em operação.

Terminado os detalhes, vamos agora para um passo a passo com imagens mostrando como realizar a troca do atuador de freio da Lavadora Brastemp Ative BWL11.

Viu como não é nada super complicado trocar o atuador de freio da Lavadora Brastemp Ative BWL11? Assim como foi dessa lavadora, poderia ser de outra lavadora Brastemp eletrônica.

Eu preparei um passo a passo em pdf para você fazer o download para seu computador. Para isso, basta clicar no botão abaixo:

Baixar para seu computador

Vou ficando por aqui com mais esse artigo resolvendo um barulho e embolando roupas da Lavadora Brastemp Ative BWL11.

Sobre Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e criação de Blogs na Internet. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

216 comentários

  1. complementado a pergunta, todas as luzes ficam piscando ao mesmo tempo, (bwl11) mesmo a micro chave estando em perfeito estado (verifiquei com o multimetro) , o que seria isso, será que a placa eletronica foi pro saco, espero sua humilde resposta , obrigado.

  2. Boa tarde Nilton.

    Estou com o mesmo problema na minha máquina de lavar. Só que é uma Electrolux LTE07. Como no seu vídeo, minha máquina só gira o agitador, mas o tambor fica parado. Neste caso também é o atuador de freio?
    Obrigado

    • Pode ser, mas em se tratando da Electrolux, você terá que checar antes as seguintes peças:
      Garra do acoplamento
      Mola catraca
      Braço co injetado
      Atuador de freio
      capacitor permanente do motor
      Placa eletrônica

      O problema está em uma dessas peças citadas.

  3. Ola Nilton como vai?
    Estou com uma Eltrolux LTR 10, Piscando a Luz da CSI e não faz mais nad.
    Gostaria que voce me desse uma Luz pois creio que voce ja deve ter se deparado com este tipo de defeito.
    Obrigado, um abraço.

    • Por incrível que pareça ainda não paguei esse defeito, mas isso se resume nas chaves CSI e CSM ou placa eletrônica. Cuidado que existe a possibilidade de somente trocando as três peças o defeito desaparece, isso segundo relatos de amigos.

  4. Boa noite qual he a voltagem que chega no freio?
    desde ja obrigado

  5. sergio souto

    parabens meu amigo,sempre estou aqui a visitar seu comentarios e ver todos os videos….o ano que vem estarei de volta ao brasil pra tocar minha refrigeraçao e com essa grande ajuda que sempre vejo ai,fico mais seguro e muito agradecido

  6. ola Nilton.
    tenho uma bwl11 ela parou de funcionar de uma hora para outra, simplesmente não liga nem os leds nem o motor nem bomba nada da sinal.Sera que a pgralaca queimou do nada? grato.

  7. Sobre a Brastemp bwl 11.
    Defeito não centrifuga.
    Solução:
    Mau contato no rabicho que liga a placa de controle à placa de força; basta resoldar os fios do rabicho na placa de controle; problema resolvido.
    Um abraço!!!

  8. estou com uma lavadora mabe de 10kg,já troquei a placa ,o controlador ,o motor . a lavadora não centrifuga, já jampiei a trava da tampa , verifiquei o termotuador e interruptor q está proximo ao termotuador e a mesma ñão centrifuga, só joga agua fora o tempo todo até acabar o programa,a unica coisa q acho é o chicote, tem alguma informação a esse respeito. obrigado.

  9. Boa tarde Nilton! Eu tenho uma lavadora BWL11A e ao ligar a mesma na tomada o motor jah inicia uma rotação lenta sem que o painel esteja em funcionamento. Fora isso ao executar a lavagem e centrifugação, parece que está girando em falso e as vezes o agitador permanece imóvel. O que você acha que pode ser o defeito? desde jah obrigado…

  10. Nilton, boa tarde.

    minha máquina BWL 11 active, estava com problema na placa. Toquei as placas interface e potência. Agora a máquina liga mas os trabalhos não funcionam.. o que pode ter acontecido?

    obrigada

    • Isso não é normal. Algo de errado pode ter acontecido nas ligações da placa nova. Verifique tudo novamente e veja também se a chave da tampa superior está ligada.

  11. Boa noite, pode me ajudar. Tenho uma maquina Brastemp Inteligente Tira Manchas, após minha mudança ela não esta centrfugando, so o agitador que gira.. Pode me orientar o que pode ser? Obrigado.

  12. Joao Marcelo

    Boa Noite Nilton tudo bem , voce me poderia me ajudar por favor, eu segui os passos para troca do atuador porem conforme a foto 2 existe uma mola encaixada na peça branca ao encaixar a mola a maquina fica sugando água infinitamente e não inicia a centrifugação porem quando eu retiro a mola a maquina inicia a centrifugação normalmente com alguem estalos porem me ajudar a solucionar

    • Olá João,
      Essa mola é essencial para o funcionamento da lavadora. Ela que libera ou trava a panela da caixa e consequentemente o cesto da lavadora. Ela pega no armador de freio (peça branca). Se deixar ela desencaixada, a lavadora ficará com o cesto solto eternamente e na lavagem, ela irá embolar as roupas.
      Veja se você encaixou a haste do armador de freio na haste do atuador.

  13. Nilton, no caso de o agitador se movimentar sem força na lavagem e na centrifugação o tambor girar perfeitamente, caso contrário do apresentado pode ser o freio também?

    • Olá Danilo,
      O atuador é responsável por “liberar” o cesto para que a lavadora centrifugue de maneira satisfatória. O problema de sua lavadora agitar sem força, pode estar associado a placa eletrônica, motor, chicote de fios do motor.
      Claro que isso depende do modelo de sua Brastemp. Em alguns casos onde a lavadora trabalha com o agitador Dual Action, o problema está nos roletes.

  14. Boa tarde amigo. Acabo de ter uma problema com minha maquina de lavar, igual a essa do vídeo, mas o problema é um pouco diferente: ela enche anormalmente, lava a roupa, mas na hora de expulsar a água para centrifugar, a água não vai embora… Então notamos um cheirinho de queimado. E inclinei a maquina, depois de muito trabalho para tirar a roupa e a água de dentro, mas não identifiquei de onde veio o cheiro de queimado pois estava tudo em muito bom estado. Só apenas uma pequena peça, que parecia ser uma bomba, estava quente. Será que apenas trocar essa peça resolve meu problema? Se tiver alguma dica da um toque. Há, um detalhe, quando ligo ela, piscam todas as luzes ao mesmo tempo por duas vezes, e depois fica normal para escolher a função que você quer. Um abraço, fico no aguardo!

    • Olá Thiago,
      Pelo seu relato, o problema de sua lavadora é na eletrobomba de drenagem. Em muitos casos não há necessidade de substituir a peça, basta retirá-la e em caso de algum objeto estranho dentro dela como (moedas, grampos, ferrinho de sutiã), basta retirar os objetos e recolocar ela que tudo volta ao normal.

  15. Utilizei a explicação e quase concertei a lavadora,so faltou encaixar o autuador na base de metal,pq inventei de trocar sem desparafusar.De qq forma o defeito era esse,o pessoal técnico que foi lá em casa só fez encaixar a peça.Obrigado pelas dicas!Evitou que alguém me enrolasse no orçamento.

  16. Boa tarde Nilton!
    Tenho uma active e ao iniciar o processo de centrifugação perece que ela “patina””estala” mas o tambor gira e sempre. o que pode ser?
    muito obrigado!

    Jones

  17. Boa tarde niltran, se puder me ajudar agradeço, hj minha brastemp active 11 kg perecb q/ estava puxando pouca água , só um filetinho de ´´agua, limpei a peneirinha q/fica dentro da mangueira e conferí a água da torneira e estava tudo normal, será q/ pode estar entupido por dentro da máquina? ou será q/ a bomba q/ PUXA água, pode ter dado algum defeito?. Me dá uma força por favor. Obrigado. agnaldo_souza_vha@hotmail.com

  18. Amigo td bem! Tenho uma máquina de lavar roupa da marca Brastemp Advantech wash 8kg e quando seleciono o ciclo completo de lavangem ela começa a encher até transbordar e em seguida começa esvaziar e a bater só de um lado, embolando as roupas. Gostaria de fazer um filme para te mostrar. Queria consertar a máquina, mas nunca fiz e não sei por onde começar. Preciso da sua ajuda. Rogério

  19. Nilton, bom dia cara!!

    Li o seu post e me ajudou muito, meu problema foi resolvido e nesse exato momento a lavadora está trabalhando a todo vapor.

    Enfim, queria parabenizar seu post, e agradecer pela ajuda…

    Um abraço!!

  20. Para lhe ajudar melhor Agnaldo, preciso de maiores detalhes.

  21. Boa Tarde! tenho uma active 11 Kg e ela quando na centrifugação o motor não tem força suficiente para girar o cesto. O que pode ser? desde já agradeço.

    • Primeiramente terá que checar se a lavadora está jogando a água toda fora antes da centrifugação. Caso esteja, então veja se o atuador de freio está ok.
      O mais provável no seu caso seja ou o capacitor permanente do motor está danificado ou o fio do chicote de fios do motor está rompido internamente. Pode até ser o próprio motor, mas é raro ser ele.

  22. jardel griep

    Nilton,
    eu tenho uma brastenp bwl11, e o problema dela é que ela não tem controle do nivel de agua dela, quando coloca para encher no nivel medio ou outro abaixo do cheio ela enche ate em cima, o que pode ser isto?

    • Ou o pressostato de nível está danificado, ou a mangueirinha dele está suja.
      Veja também se a válvula de entrada de água continua dando passagem de água após completar o nível. Se sim, a válvula está com problemas.

  23. Pedro Lança

    Bom dia Nilton!
    Meu nome é Pedro e moro em São Paulo.
    Vi suas respostas nos posts anteriores e resolvi escrever.
    Infelizmente, nos dias de hoje não dá para confiar em muitos ‘técnicos’ por aí, e você mostrou ser interessado em ajudar.
    Estou com um problema na Maq Lavar Brastemp Active 11kg, que ao centrifugar sai pulando e batendo. Já me informei que devem ser trocadas as varas de amortecimento e as tiras de silicone, é isso mesmo? Eu mesmo consigo trocar? onde encontro as peças?
    Obrigado pela Ajuda…um abraço.
    Pedro

    • Olá Pedro,
      Isso mesmo. Alguns modelos da Brastemp Ative vieram com problemas nas varas de suspensão. Para trocar é simples:

      Retire e recoloque cada vara de suspensão uma por uma

      Retire a tampa superior tomando cuidado ao desconectar o chicote de fios e a mangueirinha do pressostato
      Deite a lavadora (forrando o chão para não arranhar o gabinete)
      Retire a castanha da ponta de uma vara de suspensão. (levante a vara, aperte a castanha para baixo, vire e retire).
      Puxe a vara de suspensão por baixo e coloque a outra.
      Compre as varas de suspensão e coloque os tirantes antes de colocá-la na lavadora.

      Na loja o vendedor já poderá colocar os tirantes pra você.

  24. Daniel Rocha

    Ola Nilton, estou com um problema na minha maquina Brastemp Ative BWL11A, acredito que seja a placa de comando, começou assim ela só funcionava no programa de 20 minutos e no tempo maior não colocava agua nem começava o processo, dai foi alguns dias e começou a não funcionar nenhum programa, tem alguma dica do que poderia ser, abri e tirei a placa vi que tem 3 pontos com oxidação, estou em duvida tem conserto? ou vale a pena comprar uma placa nova?
    quanto sairia uma placa dessas, como consigo tem que trocar as duas?

    • Olá Daniel,
      É provável que seja a placa sim. Veja se limpando os pontos oxidados com um limpador de contatos vendido em lojas de eletrônica o problema se resolve. Caso não resolva, terá que trocar a placa.

      Compre a placa da CP_Eletrônica. É uma placa paralela, mas tem uma excelente qualidade, com preço cerca de 50% mais barato e já vem com as duas, placa de potência e de interface.

  25. Pedro Lança

    Boa tarde Nilton,

    Obrigado pela resposta, vou tentar fazer desta forma.
    Só preciso agora saber onde encontrar estas peças, alguma dica?

    Um abraço,

    Pedro

  26. Joao Marcelo

    Boa Noite Nilton , poderia me auxiliar por favor tenho uma Consul mare super 10 kg fiz a troca do atuador de freio porem a maquina passou a apresentar um problema bomba elétrica para soltar a aguar , eu preciso inclinar a maquina para frente no caso deixar apoiada em somente nos dois pês traseiros ai ela solta a água porem não inicia a centrifugação quando eu volto na posição ela para de soltar água, as vezes ela começa soltar água apos voltar na posição e quando inicia a centrifugação e para no inicio dela as vezes faz uma barulho muito forte como se estivesse com as engrenagens travando . eu tirei a bomba elétrica para ver se tinha entupido e nada, estava normal . Fiz o auto teste também ela para no momento de soltar a água, você poderia me auxiliar?

    • Veja o conjunto de cames dela se não está arrastando. O melhor testes para você matar se é a mecânica ou a elétrica, é retirando a correia e simular a retirada da água pela eletrobomba e depois se o motor irá partir sem a correia na centrifugação. Caso tudo funcione sem a correia, é provável que seja problema mecânico.

      Pode ser na parte do atuador de freio.

  27. o brigado pela dica, ja fiz e funcionou só que agora ta batendo a roupa só pra um lado no programa de lavar gira fica um tempinho parado e gira d novo pro mesmo lado… o que poderá ser?

    • Você ja fez o que? Limpou a placa com limpador de contato ou trocou? Se não trocou a placa, é provável que ela seja a causa do problema. Ainda tem a opção de ser ou o capacitor permanente do motor ou o chicote de fios da entrada do motor rompido internamente.

      Se não trocou a placa, é provável que seja ela.

  28. Nilton tenho uma Brastemp modelo BWF09, as vezes cenrifuga outra não, ja troquei o atuador de freio, mas continua a mesma coisa, ai eu chacoalho a maquina ai centrifuga,o que pode ser

  29. Você não menciona o modelo, mas os capacitores por serem permanentes, deverão ser da mesma potência que o retirado da lavadora, senão, a vida útil do motor vai embora se o capacitor for mais forte e ficará lento se for mais fraco (lógico que dependendo da capacidade, o que acho que não é o caso desse).O melhor é testar esse motor ligando direto e checando a amperagem dele.

  30. Antonio Carlos

    Boa tarde!! Tenho uma máquina de lavar Brastemp BWM06. Ela enche de água e quando vai enxaguar gira somente para um lado embolando a roupa. Quando chega a hora de centrifugar ela joga a água para fora e nem a parte central roda nem o cesto. Troquei os roletes e o capacitor e não resolveu o problema.

    • Troque o atuador de freio conforme o artigo ensina. Você pode testar o atuador antes e se ele estiver bom, ai terá que se preocupar com o chicote de fios do motor ou a placa.

      O mais provável é que seja o atuador de freio.

  31. Marcos Mozer

    Caro Nilton;
    Boa noite!!!

    Tenho uma lavadora Brastemp total 9KG, onde ela não bate e não centrifuga. Troquei o capacitor porém não resolveu. Retirei a correia do motor e observei que o motor não gira. Será que o problema é o motor ou pode ser a placa eletronica?

  32. Minha consul cargo 8k esta sem girar o agitador parece q o motor nao tem força q pode ser

  33. Carlos alexandre

    oi boa tarde tenho uma maquian brastemp clear 8kg ela faz todos os processos mas no final ela não centrifuga mesmo girando o cesto o que pode ser

    • Terá que testar o atuador de freio. Ele dá esse defeito de girar somente o agitador, mas dá também outro de não deixar o cesto partir.
      Retire a correia e coloque a lavadora para centrifugar e observe também o capacitor permanente do motor, pois o problema pode ser ele.

  34. Boa tarde Nilton, tenho uma Advantech Wash 8kg, e estou tendo problemas ao centrifugar. O agitador (Dual Action) está girando rápido e embolando as roupas, e no início o cesto fica travado. O cesto só é liberado quando as roupas prendem no agitador, e se deixar seguir os dois continuam girando. E aí o cesto começa a bater muito forte nas paredes da máquina, devido à bagunça causada pelo agitador. A drenagem está ok.
    O que pode ser?

  35. geilton valentim

    Bom dia, minha maquina de 5kg depois que enche, ela só gira para um dado, e não fica batendo a roupa normalmente e na hora de centrifugar ela escoa a água normalmente e em vez de girar, fica parada ate desligar sem centrifugar. me ajude obrigao e tenha um otimo dia.

    Att. geilton

  36. geilton valentim

    Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean – Não agita ou não centrifuga

    Essa plaquinha eletrônica, ou controle eletrônico, é responsável pela reversão do motor, e também faz parte das peças que mais são trocadas para esses dois modelos, quando apresenta defeito, a máquina pode deixar de centrifugar, pode deixar de agitar, ou na agitação, não fazer a reversão, batendo para um só lado, embolando e prendendo a roupa no agitador.
    Em alguns casos, fica evidente o defeito, porque a peça entra em curto, e chega á torrar componentes, aí é só trocar e pronto, mas em outros casos, não é visível o defeito na peça, e é identificado apenas pela falha. você encontra no mercado ela original, essa versão da foto, é de um fabricante paralelo, e serve para as duas voltagens.

  37. Boa tarde !
    minha lavadora parou de centrifugar e produzia uns ruídos, vi que tinha 1 tirante arrebentado, troquei, mas estou observando que o agitador dá uma paradinha mas só está girando para um lado, deveria rodar para os dois ou só dar uma parada mesmo? se não, o que devo fazer? qual será o problema agora?

  38. Boa tarde, tenho uma Brastemp Clean Modelo BWR22ABANA . Ela enche normal e bate normal, porém , ao jogar a água fora ela começa a encher no mesmo instante, e na centrifugação acontece o mesmo
    problema, com isso tenho que fecha o registro da água.

    att.sergio..

  39. Caro Nilton,
    Tenho uma Brastemp BWL11 como essa do video e a algum tempo começou a apresentar um problema durante a centrifugação.
    Para facilitar fiz um video com o problema:
    http://www.4shared.com/video/Ib0Ku0Yn/Brastemp_BWL11.html?
    Isso não é normal, ou é??
    E até aumentou um pouco o barulho e a trepidação.
    Tem como consertar?

    • Provavelmente as varas de suspensão estão com problemas. Saiu uma série das Brastemp ative com as varas de modelos errado.
      Trocando as quatro varas de suspensão o problema deverá ser resolvido, mas antes verifique se a lavadora está bem nivelada no chão.

  40. Estou diagnosticando a minha BWQ22BBANA com esse problema.
    Ainda não tombei-a, estou usando a escotilha traseira para inspeção.
    Na hora da centrifugação retirei a mola e empurrei o atuador até liberar o freio. Funcionou.
    O estranho é que parece que depois de acionado ele parece travar.
    Tenho então três opções:
    . Motor do atuador fraco
    . Falha na alimentação com tensão baixa
    . Algum atrito gerando um esforço extra que o atuador não aguenta
    Qual é a função do pino que fica na outra ponta da cinta? É algo a ver com rotação tipo só libera o freio quando está quase parando?

  41. Nilton,

    Estou para comprar uma máquina TOP LOAD, quero entre 9 e 11 kilos, me agrada esta Brastemp BWL11, eu tenho uma daquelas BRASTEMP MONDIAL, que está na ativa por incríveis 20 anos, está na hora de aposentar ela, como estou muito tempo fora do mercado de “lavadoras”, gostaria de uma sugestão, se realmente vale o custo x benefício dessa BWL11 ou você recomendaria outro modelo, inclusive de outro fabricante ?

    Abraço,

    Rafael

    • rsrsrsrs…Olá Rafael,
      Você tem em sua casa, a melhor lavadora de roupas da Brastemp depois daquelas de ferro. Pelo tempo dela você já pode confirmar isso né?
      Então, é normal que tenhamos que acompanhar a tecnologia, afinal de contas a vida continua.

      Eu não gosto muito de indicar marcas e modelos de lavadoras devido a pouca qualidade encontrada hoje em dia, seja da Brastemp, Consul, Electrolux, GE e por ai vai. Não gosto de indicar porque vai que a pessoa compra indicada por mim e depois de alguns meses o produto apresente problemas? Com certeza vai pensar…Pô eu comprei através da indicação de um profissional e acabei me dando mal.
      Tudo bem que a maioria sabe que a culpa não foi minha, mas da má sorte da pessoa. Eu irei lançar em breve um blog paralelo a esse, mas somente de vídeos e focado nas lavadoras dos visitantes, onde a pessoa que possui uma lavadora, comenta no blog se ela é boa ou não.

      Acho que essa seria a melhor forma de se fazer isso Rafael. Tem um blog na internet do meu amigo (online) Fernando chamado (lavadorasderoupas.blospot).
      Como disse,o Fernando posta somente isso, lançamentos de lavadoras onde ele fala das características e por ai vai.

      Não tenho nada contra e como disse, conheço o Fernando da web e sei que se trata de uma excelente pessoa, mas até eu que trabalho com isso, não posso afirmar com 100% de precisão se uma lavadora é boa ou não, aliás, ninguém pode Rafael.A única maneira de dizer com precisão se um produto é bom ou não, é usá-lo e usá-lo até o limite para saber quais as resistências dele, e isso somente no Inmetro.

      Você colocar em um blog várias lavadoras e realizar os testes em cada uma apenas mostrando as funções dela como lavar, molho, enxágue e centrifugação, não significa que aquele equipamento seja bom, pois é lógico que ele não dará defeito em um ou dois dias.

      Por isso, irei lançar um blog de de lançamento de lavadoras onde os visitantes poderão dar nota para as lavadoras apresentadas. Farei o resumo do artigo em vídeo dos próprios fabricantes como Brastemp, GE, Electrolux e por ai vai. Acredito que com um tempo, as pessoas poderão sim ter uma ideia melhor de qual lavadora está boa para se comprar e qual está ruim.

      Para responder sua pergunta, eu sempre que tenho que indicar, indico a Brastemp ou Consul. As duas marcas são as melhoras em reposição de com facilidade e de mão de obra encontrada com facilidade também. Existem peças da Electrolux e GE que você não consegue encontrar no mercado e quando encontra, custa em média quase a metade do preço do equipamento. A Brastemp e Consul não, qualquer loja de peça você chega no balcão, pede e compra.

      Você pode comprar sim a Brastemp Ative BWL11. Aconteceu um problema na produção dela onde foram montadas as varas de suspensão da de 9 kg na de 11kg e com isso com um tempo a lavadora trepida muito, mas isso já foi corrigido e agora me parece que está tudo ok.

  42. Olá Nilton Neto td bom . tenho uma lavadora brastemp ative bwl11a acho que pifou a placa ascende todas as luzes e fica piscando e nao lebera água p/ lavagem Gostaria de saber qual tipo de placa modelo comprar algum site vc sugere pois aqui me pediram 431,00 fiquei louco dá p/ pagar quase meia máquina. E facil de trocar ou precisa de um especialista. SE puder me envie algum endereço de loja p/ compra Abraço.

  43. Amigo, tenho uma brastemp ative, de 11kg sempre que está batendo está fazendo um barulho não alto, mas enjoadinho, quase sempre que centrifuga ela faz um barulho alto parecendo que vai sair do local, minha esposa vai e espalha bém as roupas somente assim ela para de bater, esse problema são as varras de suspensão? o barulhinho parece ser numa das varas que sustenta a parte da frete.

  44. sera problema de placa a Lavadora Brastemp Ative não centrifuga BWL11, ela pula o estagio de sentrifugacao em todos os programas

  45. OLA
    MINHA MAQUINA DE LAVAR BRASTEMP, ESTA GIRANDO SO PRA UM LADO NA ORA DA LAVAGEM E EMBOLA AS ROUPAS, NA HORA DE CETRIFUGAR A AGUA E RETIRADA MAS NÃO CENTRIFUGA, TROQUEI O AUTUADOR DE FREIO MAS CONTINUA DO MESMO JEITO O QUE PODE SER?

  46. CARLOS ALBERTO FERNANDES

    QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO.
    NILTON, TEMOS UM LAVADOURA BRASTEMP ADVANTECH WASH 8KG, ELE NÃO ESTA CENTRIFUGANDO, AGRADEÇO DESDE JÁ PELA AJUDA DE ENCONTRAR ESTE DEFEITO. DEUS TE ABENÇOE.
    CARLOS

    • não sei se já resolveu Carlos Alberto, mas seguem as peças para serem checadas:

      Atuador de freio
      Eletrobomba de drenagem (se a lavadora não joga água fora, ela não centrifugará devido ao peso da água com as roupas)
      Capacitor permanente do motor
      Pressostato de nível

  47. Luiz Fernandes

    Olá Nilton,

    Gostaria de tirar uma dúvida: nós compramos uma Brastemp Ative 11kg BWL11A e ela está apresentando um barulho como se fosse um “ronco” muito alto em diversos momentos em que ocorre a drenagem. Um barulho que vem e vai. A máquina está funcionando normalmente, mas o barulho incomoda muito. Você faz alguma idéia do que seja?
    Muito obrigado e parabéns pela iniciativa!

  48. Oi. Parabens pelo seu blog! Estou com problema na minha lavadora bwq24 abana, a mesma faz o ciclo de lavagem e depois q a bomba drena toda a agua éla começa a centrifugar e dai faz uns ruidos estranhos embaixo e depois um rangido muito alto tipo raspando algo e éla faz isso continuadamente e nunca estabiliza a centrifugaçao normal ! Ja verifiquei o atuador e esta funcionando normal. Oq sera?

  49. Bom Dia…

    Preciso de ajuda, possuo uma máquina Lavadora de Roupas Maré 7,5 Kg CWL75 Consul, estava funcionando perfeitamente, foi quando percebi que em uma das lavagens ela estava dando problema…1º Ela enche e lava, bate normal, e solta a água tudo normal, qdo vai para a 2ª etapa do enxaguar ela não enche só fica com o barulho que esta funcionando o motor mais nada de encher, ai fui testar para centrifugar a mesma coisa, no painel acende tudo normal. Achei estranho porque para iniciar com a lavagem ela funciona direitinho, enche, bate e escoa á gua, por favor alguém pode me ajudar???

  50. Minha maquina de lavar Brastem ative 11 kg bate a roupa bem fraco e faz um ruído, Oque pode Ser ??

  51. Laudinei Borelli

    Bom Dia!

    Tenho uma Brastemp 11 kg Active, ocorre o seguinte:-

    Quando programo o enchimento para o nível auto, ela simplesmente não para o enchimento… pode ser a Bomba d’agua, com defeito??

  52. Leandro Juliao

    Bom dia Nilton;
    Lí todos os comentários e todas as respostas e a que mais chegou perto do problema que estou tendo foi a do “Thiago Lima 09/06/2013″
    Minha máquina lavou a roupa, e começou a esgotar a água, mas ficou fazendo um ronquinho durante a noite toda e pra minha surpreza quando acordei de manhã ainda tinha água no fundo da máquinha, mas a bomba não fazia aqueles barulhos normais de bomba puxando água, só ficava um ronquinho como se estivesse forçando, então desliguei e liguei novamente, tirei toda a roupa e coloquei no centrifugar, ela girou bastante mas não esgota a água (não faz barulho de bomba puxando água como fazia antigamente) será que tem coisa prendendo ela como vc disse pro Thiago, ou sera que queimou? … eu tbm sentí um cheirinho de queimado mas olhei em baixo e não tem nada diferente… tipo queimado, nem consegui identificar de onde vinha o cheiro pois era bem fraquinho. É fácil desmontar? o que você me aconselha fazer?
    Muito obrigado.
    Salvei seu blog no meus favoritos!

  53. Oi boa noite!!
    tenho uma lavadora Brastemp total 9kg ela parou de bater e de centrifugar, apenas enche e esvazia, em nenhuma dos programas ela funciona. O que pode ser.

  54. Ola! Nilton;Estou com um lava e seca LG que dá “erro”dE e a máquina demora a ligar ou não liga,só que a porta fecha normalmente e fiz um teste de continuidade na trava da porta e não apresentou anormalidade.o que vc acha que pode ser?Grato!

  55. EDUARDO VALENZUELA

    NILTON, TEMOS BRASTEMP MOD. BWL11A. SIMPLESMENTE NAO LIGA MAS APERTANDO OUTROS BOTOES LUZ ACENDEM MAS NAO FUNCIONA. OBRIGADO E PARABENS PELO SEU CONHECIMENTO NO ASSUNTO. !

    • Veja a micro chave da tampa. Se estiver ok, então a placa de potência está com defeito.
      Use a placa da CP Eletrônica que é paralela, mas tem uma excelente qualidade.

  56. eddie valenzuela

    Nilton, Por favor necessito sua ajuda urgentamente. Tenho modelo BWL11A. Nao liga mas acende as luzes nas outras funcoes. Obrigado!

    • eddie valenzuela

      um tecnico veio olhar e disse que tem que levar a maquina para trocar a placa que custa mais de 150 reais fora o custo de mao de Obra. Por favor opina.
      muito Obrigado!.

    • Veja a micro chave da tampa. Se estiver ok, então a placa de potência está com defeito.
      Use a placa da CP Eletrônica que é paralela, mas tem uma excelente qualidade.

  57. Ola porque a lt50 quando lava pra um lado normal para outro gera um ruído e já foi trocado capacitor

  58. Vinicius Fraga BH

    Boa tarde Sr. Nilton, tenho uma lavadora modelo Consul cwl 08 que esta com o mesmo problema da lavadora Brastemp Ative BWL11 que não centrifuga girando somente o agitador deixando o cesto travado e embolando as roupas, essa semana tive que trocar o agitador pois a maquina travou de uma maneira que chegou a quebrar as 4 palhetas do agitador, nesse caso tambpem sería o caso de trocar o atuador de freio? tería alguma outra dica por favor? desde já agradeço.

  59. paulo cardoso

    ola nilton,eu tenho um maquima de lavar brastemper bwf22a,simples toque,5k,que esta acontecendo a mesma coisa da bwl11 ative,só que quando eu manualmente aciono o atuador ela centrifuga,mas eu tenho que esta aconpanhando todo processo desde o começo da lavagem ate a centrifugaçao,sera que se eu trocar o atuador vai resolver o meu problema.desde ja te agradeço sua compreensâo.

  60. Ola Milto
    Tenho uma brastemp 9 kg bwl 09b o problema nao gira o agitador ,centrifuga ok ,troque o actuador e nao resolvio o problema ,cabos ok chega 220 actuador funciona so que o motor nao consigue girar o agitador fica debil.Pode ser o capacitor o a placa?
    Muito obrigado por sua resposta( disculpa meu portugues esto aprendiendo)

  61. Bom dia Nilton,
    Eu tenho uma lavadora desta também. Ela não liga mais, quando plugo ela na tomada, ela não liga fica apenas piscando os 5 leds (molho longo, curto, lavar, enxaguar e centrifugar) sabe o que poderia estas ocasionado este defeito?

    Atenciosamente

  62. olá Nilton estava vendo seus comentário
    eu tenho uma lavadora Brastemp 9 kg ela liga enche de água funciona o nível só que quando ela prepara para lavar fica fazendo um pequeno barulho como se quisesse lavar mas não tem força ela não trabalha a parte do meio quando coloco para centrifugar ela ate centrifuga.o que pode ser??? obrigada desde já

    • Esse problema a princípio é o capacitor permanente do motor. O ideal será retirar a correia e checar se sem ela o motor parte.
      Pode ser também um fio na entrada do motor rompido internamente.

  63. Olá nilton . primeiro agradeço pela sua iniciativa já me ajudou antes em outro defeito em que achei a resposta em um tópico aqui. Agora minha bwl 11 (ative 11 kg) está apresentando um defeito parecido com o citado aqui. Enfim ela faz o processo de molho e lavagem normalmente, mas ao começar o enxague ela enche o tambor e joga a água fora imediatamente. Antes de agitar. Após isso o primeiro led fica piscando e a bomba de drenagem não para de puxar. Só “destrava” ao desligar na tomada. Notei também um ronco quando esta enchendo o tambor e a água está hora fraca, hora normal. Será isso tudo causado pela bomba?

  64. Nilton tenho uma Brastemp Ative BWL11 e percebo que mesmo desligada esta caindo agua dentro do bojo, isto é normal ? Se não, qual a solução.

    Desde já agradeço

  65. A paz querido Nillton. Estou com um problema na minha Lavadora Brastemp Ative BWL11 ,Ela liga direitinho,todas as programações respondem normal , mais durante o processo de encher estou notando que ela para diversas vezes , eu reparei que o botão de enxague econômico liga ,aí a maquina para e volta a encher, do nada o mesmo botão desliga sozinho , aí a maquina para e volta a encher e assim vai umas 6 vezes até ela encher , tento desligar esse botão quando ela tá aceso e desliga na hora e depois liga sozinho. e quando está centrifugando a maquina para depois volta a funcionar, O que será que está acontecendo?Será que é a famosa placa?Me ajude por favor! Bjs!

    • Esse seu problema me parece ser a placa eletrônica sim. O problema é detectar quais as placas, mas se for trocar, compre uma placa da marca CP Eletrônica. É uma placa paralela, mas tem uma excelente qualidade e já vem com as duas placas, a de interface e a de potência. Além disso, é bem mais barata que a original que somente vende separada.

  66. Olá Nilton troquei o atuador e a mesma continua pulando na hora de centrifugar, chamei o tecnico e ele disse que é a mola e quer me cobrar mais 150,00 reais, o que faço?

  67. Oi amigo, parabéns pelas orientações! Tenho um refrigerador BOSCH INTELLIGENT FROST FREE 44 e a porta da parte do refrigerador esta agarrando embaixo, sinto que ela arriou um pouco. O que fazer? Regular a dobradiça ou trocá-la? Como se faz?Obrigado pela atenção

  68. clauzio dos santos

    A minha maquina de lavar é a brastemp 11k ative ela está com um barulho muito alto na que esta centrifugando normal e os demais comandos estão ok é somente esse barulho mesmo será e é o atusdor d freio também Nilton uma boa noite e um forte abraço

  69. Olá, minha brastemp é BWF08A,estava vasando agua no centro, mas funcionando, chamei o técnico e ele disse ter trocado o eixo, engrenagens, ela voltou fazendo um barulho ensurdecedor, levou novamente e ela novamente voltou fazendo o nesmo barulho e saiu um fumação embaixo com cheiro de burracha queimada, levou novamente e disse que a engrenagem veio com defeito de fábrica, o barulho acabou, porém na segunda lavagem ela ligou, encheu, lavou, jogou fora, encheu e começou a bater lentamente,o agitador ficou meuito lento, quase parado, aí joga a agua fora e centrifuga normal. Quando ela está agitando quase parada faz o barulho normal de motor e aquele tec,tec parece normal. Me ajude, o que pode ser?

  70. Ele disse ter trocado rolamentos também.

  71. Mauricio Amaro

    Boa noite Nilton,
    Primeiramente parabens pelo seu trabalho e pela paciencia e profissionalismo de nos responder as questoes, bem como pela educação de passar seus conhecimentos.
    Tenho uma Brastemp BWG10A que inicialmente não estava fazendo o trabalho de agitar as roupas.
    Troquei o cj cames, pois o mesmo estava danificado. Funcionou umas 3 vezes no ciclo completo, e pois começou a enrolar as roupas no momento da centrifugação. Rompeu até as palhetas do agitador. Com a bomba jogando agua fora, o eixo começa a rodar, mas o cesto não. Até chega a soltar uns jatos de agua do dispenser.
    Troquei o atuador como mostrado no video, aproveitei e troquei a cinta do freio.
    A maquina permanece enrolando as roupas. Acionando o atuador manualmente, o cesto parte na centrifugação normalmente.
    Que sequencia de peças devo checar ou substituir.
    – Capacitor
    – Placa Eletronica
    – Pressostato ?
    Agradeço sua ajuda, e desejo muita sorte no seu trajeto profissional.
    Mauricio

    • Provavelmente a paca, visto que trocou o atuador, agora terá que checar se na centrifugação, chega corrente para o atuador atuar, se não chegar, ai a placa pode estar danificada.

      Repare que a eletrobomba está jogando água para fora, mas se o pressostato de nível estiver “colado” na posição “lavadora com água”, o atuador nunca irá receber a corrente para liberar a cinta e centrifugar.

      Sua observação está correta.

      Checar: Pressostato, capacitor permanente (pouco provável) e placa eletrônica. Sem falar no chicote de fios na entrada do motor que pode estar partido internamente.

  72. Mauricio Amaro

    Nilton,
    Obrigado pela rapida resposta a minha questao endereçado ao meu problema com a BWG10A.
    Executei os seguintes procedimentos como proposto(por peças novas).
    – Troquei a placa de potencia,
    – Troquei o atuador, capacitor e pressostato,
    – Limpei a mangueirinha do pressostato ao tanque.
    – Coloquei uns fios para medir a corrente que chega ao atuador e notei que ao inicio da centrifugação, a tensao cai ou é nula, desacionando o atuador e dando estralos. A tensao vai e volta.

    Voce ja de deparou com um problema destes ?

    O que voce quis dizer com o pressostato colado ?
    Se eu coloquei um novo, devo desconsiderar este passo ou é outra peça ?

    Como posso chegar se os fios de entrada do motor estao partidos internamente ? Direto como um multimetro ? Quais fios ?

    Desculpe um monte de perguntas, mas deste lado aqui, está um cara interessado em aprender com os seus ensinamentos.

    Saude e sorte ai.

    Mauricio Amaro

  73. Mauricio Amaro

    Esquece Nilton,
    Antes de achar o problema, ja que estava com todas as peças novas na mão, fui trocando uma por uma e refazendo os testes, além de seguir suas instruções.
    Troquei :
    – Placa de Potencia
    – Pressostato
    – Capacitor
    – Atuador e nada. Mesmo problema.
    Dai segui sua instrução de tirar a polia e correia para ver se era o motor. Antes disto tamber chequei com multimetro se tinha quebrado os fios de entrada e nada.
    No momento que o motor rodou no vazio e o cesto nao rodar e trepidar, notei que a tensao que chegava no atuador era constante.
    Decidi desmontar a bomba dágua e testar se estava tudo ok. Tudo certo e sem nenhuma obstrução.
    Quando fui recolocar os terminais nos contatos, decidi verificar abrir as isolações de borracha e numa puxada, um fio azul saiu facilmente. Notei entao que tinha certa oxidação e que o problema poderia estar ai. Juntei novamentos os fios para ter corrente (pois este fio azul era a alimentação do atuador). Dai para a frente, a maquina rodou 100% sem qualquer barulho mecanico ou estalo do atuador.
    O que estava acontecendo : A trepidação do cesto fazia o fio ficar solto e encontando no terminal de forma intermitente, e o atuador ligar e desligar varias vezes no momento da centrifução.
    Apesar de ter dado toda esta volta, hoje me sinto dono na mecanica e eletrica da BWG10A, fiz uma higiene geral na maquina, lubrificações e agora está rodando zero bala.
    Mandei esta estoria, para facilitar a vida de alguem num defeito similar.
    É logico que quando abri a mecanica na primeira vez, o conjunto cames estava triturado e nao tinha centrifugação, mas devido a este abre e fecha indevido do atuador.
    Sorte e muito trabalho para vc meu colega.
    Sucesso.
    Mauricio Amaro

    • Muito bom você ter conseguido resolver. Fico feliz.

      Agora você veja a dificuldade sem estar no local. Um problemas desse não é normal e por isso estando longe, não me passou pela cabeça.

      Fica aqui o registro para quem tiver algum problema parecido. No seu caso foi até o chicote de fios, mas na entrada da eletrobomba.

      Um abraço e obrigado pelo retorno, pois muita gente resolve e não retorna com a resposta.

  74. Nilton, como no vídeo do seu tutorial a minha máquina é a mesma BWL11A porém o meu problema é diferente e imagino ser menor.

    É o seguinte:

    A máquina está funcionando normalmente os itens:

    – enche de água corretamente em todos níveis que for selecionado e em todos os programas;

    – ao final da lavagem toda a água é esvaziada da máquina corretamente

    – nenhum barulho anormal

    ÚNICO PROBLEMA
    – ela não gira, e não gira em TODOS os programas de valagem (não apenas na centrifugação), só que diferente do vídeo a minha máquina não faz esse barulhão, faz somente o barulho normal dela, só não gira o cesta, logo ela não lava.

    Me ajude aí amigo que vou ficar te devendo uma, espero que eu consiga resolver o problema pois estou com dificuldades financeiras para comprar peças e muito menos pagar técnico.

    Desde já muito obrigado.

  75. Só adicionando dois detalhes ao meu comentário acima.

    1: percebi que quando ligo ela acendo duas vezes todos os leds. Não sei se isso é normal, pois pelo que me lembro quando funcionava normalmente pelo menos ela acendia 1 vez e não estou certo se eram duas.

    2: Parece que o motor gira em falso, ou seja, não gira o cesto que faz a lavagem, porém novamente afirmo que não há barulho anormal, somente o barulho do motor girando em seu volume normal (baixo).

    Mais uma vez obrigado.

    • Incline a lavadora e veja se a correia está solta. Isso é raro mais pode acontecer.

      O barulho do motor na lavagem é normal? Tipo…(ram,ram,ram,ram)?

      Caso eu não tenha entendido seu email corretamente, então vou colocar aqui que ela não lava e nem centrifuga ok?
      Além do detalhe acima, existem mais duas coisas que poderão ser a causa do problema:

      Capacitor permanente do motor e Fio da entrada do motor partido internamente. Veja esses ítens:

  76. tenho uma maquina eletronica 9 kg ela funciona ate desvaziar a agua, e fica roncando como se estar jogando agua fora e fica o tempo todo , ai da uma chacalhada na maquina ai ela centrifuga, raramente ela centrifuga sozinha

  77. Bom dia Nilton, tenho uma lavadora Brastemp Advantech Wash 6kg e a mesma começou a apresentar o seguinte problema: Enche normalmente, porém não está acionando os processos de lavagem, enxague e centrifugação. Reparei que o agitador até tenta trabalhar, mas sem força e o cesto nem se mexe..
    Troquei a eletrobomba e estou pensando em trocar o capacitor e atenuador de freio. Será que resolverá?
    Desde já agradeço pela atenção e parabenizo pelo excelente trabalho de consultoria.
    Abraço.

  78. Boa Noite Nilton! Tenho uma Lavadora Brastem BWO22, seleciono o nível alto de água porém, a maquina entra no processo de lavagem antes de atingir o nível programado, o que pode ser? Já dei uma geral trocando a placa que estava queimada, o capacitor e o atuador.

  79. Tenho uma Consul 5kg, ela não lava e nem centrifuga, tirei a correia e o motor não parte girei com o dedo e funcionou para ambos os lados, troquei com o capacitor da minha Brastempe e faz o mesmo erro, o que pode ser?

  80. oi,Niltom minha lavadora brastemp inteligent de 7 kilos so gira pra um lado o que poderia ser !!!!!

  81. Nilton, minha lavadoura é uma brast. 11kl ative! Eu ligo ela normal,programo e a hora q ela começa a encher, -depois de 1minuto ela para d encher e continua tudo aceso. Continua como se ela tivese normal! Oq pode ser?

  82. Olá! Boa tarde!
    Minha lavadora Consul (5kg) parece não ter força pra agitar a roupa. Ela até faz o movimento e o barulho de que está trabalhando, mas a impressão que eu tenho é que ela está sem forças. A centrifugação ela faz normamente.
    Meu marido trocou o capacitor e a correa.
    Será que vc pode me ajudar? Rs!

    Grata desde já!

    Camila

  83. Minha maquina é brastemp ative 11 kg,a maquina nao enxagua e nem centrifuga,mas ouço o barulho da eletro bomba funcionando o que pode ser???

  84. paulo cardoso

    OLÁ NILTON,COMO VAI TUDO BEM,EU GOSTARIA DE PERGUNTAR SOBRE UMA MAQUINA DE LAVAR DA ELETROLUX,MODELO LM06 DE 6K,O PROBLEMA DELA E O SEGUINTE,QUANDO LIGA MAQUINA ELA COMEÇA A ENCHER DE AGUA,E LOGO EM SEGUIDA ELA JA ARMA A CENTRIFUGAÇÂO,O MOTOR DELA GIRA MUITO DEVAGAR,E LOGO EM SEGUIDA ELA TRAVA A CENTRIFUGAÇÃO E VOLTA TODO O PROCESSO DE NOVO,QUAL PODE SER O PROBLEMA DESTA MAQUINA,DESDE JA TE AGRADEÇO SUA COMPREENSÂO E FICAREI AGUARDANDO SUA RESPOSTA.

    • Olá Paulo,
      A LM06 tem o seu primeiro funcionamento uma pequena girada do cesto, a freada e ai começa o processo de entrada de água.
      Esse giro que ela dá é como se fosse um “mini teste” para sabe se tudo está bem.

      Sobre o motor girar devagar, terá que checar a mola catraca.

  85. Olá, bom dia! Obrigada pelas dicas. Tenho uma Brastemp ative bw9 e há uns 2 meses começou a ter problemas pra jogar a àgua fora, conforme ví nas suas dicas e vídeos, retirei e limpei a eletrobomba (tinha fiapos de tapete) e ela voltou a jogar a àgua, no entanto, vez ou outra ela travava. Na semana passada ela começou a embolar a roupa na hora de centrifugar e fez um barulho bem alto como se tivesse alguma coisa enroscada, desliguei a máquina e retirei a roupa q ainda estava bem molhada. Desde então a máquina não jogou mais água fora, então comprei uma eletrobomba nova, troquei e mesmo assim, não jogou a àgua fora, desci a mangueira, retirei toda a agua e coloquei no modo centrífuga e aí ela só gira o agitador e vai embolando a roupa. O q poderia ser?

  86. Olá.
    Minha máquina está com problemas para drenar água.
    Retirei a peça e comprei outra, recoloquei, porém ainda não drena.
    Abaixando a mangueira a água sai por completo da máquina, mas na hora de drenar para centrifugar ela fica quietinha. O que pode ser?

    • Você trocou a eletrobomba de drenagem? Primeiro terá que saber se está chegando corrente na eletrobomba para ela poder jogar a água fora. Caso não chegue, ai terá que checar a placa ou o pressostato de nível.

  87. Nilton, muito bom os seus vídeos e matérias, já me ajudaram a trocar duas eletrobombas de duas máquinas diferentes. Agora estou com outro problema (Electrolux LF 80). Ela lava normal, bate até o final, mas na hora do enxague quando a máquina tenta frear o cesto, faz uma série de estalos e isso acontece durante todas as tentativas de freio do enxague.
    – Seria o atuador de freio com problema?
    – Capacitor? (Virei a máquina e acho q o capacitor estava vazando)
    Agradeço muito a ajuda!

    Abraço.

    • Nilton, o q acontece com a máquina é exatamente como neste video:

      http://www.youtube.com/watch?v=Obxl0U_5G4E

      Não é no enxague e sim na centrifugação.
      E, antes, durante todo o modo de lavagem, reparei q ela faz um ruidozinho bem de leve, mas q não acho q seja normal. Será alguma folga nas catracas (freio e motor)? O conserto fica muito caro? Consigo eu mesmo fazer?

  88. Valdir Freitas

    Nilton, comprei uma Brastemp BWP 11Kg e após a quarta utilização, verifiquei que após todos os processos de lavagem, há vazamento de água com espuma após umas 2 horas da lavagem. O que pode ser? Verifiquei as mangueiras de entrada e saída de água na máquina e estão ok.

    • Você deve estar se referindo a Brastemp BWL 11 né? Não é normal ficar espuma depois da lavagem, ainda mais embaixo dela.
      Se ela for nova, ai mesmo que não é normal, mas se for usada, pode ser a mecânica. Veja se está usando a quantidade de sabão correta e que a espuma não esteja passando pelo tanque.

  89. Aluísio Abraão

    Prezado, bom dia!

    Tenho uma maquina Brastemp eletrônica 11 kg ela funciona ate esvaziar a água e fica roncando como se estivesse jogando água fora, ficando o tempo todo com a bomba em funcionamento, dai ela começa a centrifugar dando duas sequencias de rotação e pronto. Todos os seus componente já foram testados e estão em perfeitas condições de funcionamento até mesmo os cabos. O que você dizer a respeito, para me ajudar.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Aluísio Abrtaão

  90. Olá Nilton, tenho uma maquina de lavar 9kg da brastemp – tira manchas. Ela enche normal, porem ao passar para o processo de enxague a agua não sai por completo e fica fazendo um barulho como se estivesse sugando a agua e não passa para a fase de centrifugação. Chamei um técnico e me falou que tinha que trocar o tambor de roupa. Achei muito estranho. você pode me ajudar?

    • Tocar o “tambor” é estranho. vale mais a pena você tentar verificar o atuador de freio se está recolhendo a haste do armador de freio, checar a eletrobomba de drenagem se está esvaziando por completo a lavadora e também checar se o pressostato de nível não está colado na função lavadora com água.
      Acontece que as vezes o pressostato de nível com problemas, demora para “soltar” o click e ai a centrifugação não acontece.

      Veja também o fio da entrada do motor se não está rompido internamente e o capacitor permanente do motor.

  91. Nilton, minha máquina Brastemp está com o mesmo problema citado. Troquei o ativador do freio e o problema persiste, não centrifuga. Qual o próximo passo? Troco o capacitor? Placa eletrônica foi pro pau? Obrigado

    • Olá Matheus,
      Em primeiro lugar, terá que saber se está chegando corrente no atuador de freio, ou se ele arma quando você seleciona a etapa de centrifugação. Caso o atuador não esteja armando, ou mesmo não recebendo corrente da placa, então ele está bom, e outra peça é que está danificada.

      As causas mais prováveis quando uma lavadora automática não realiza a centrifugação são as seguintes:

      Atuador de freio
      Pressostato de nível “colado” na opção lavadora com água
      Chicote de fios do motor rompido internamente
      Capacitor permanente do motor
      Placa eletrônica

      A placa eletrônica é a última peça a ser trocada devido ao custo e ao índice de ser ela ser baixo.

  92. OLÁ NILTON!
    A minha maquina é a brastemp clean 10kg, ela faz tudo normal, porém na hora de centrifugar não gira o tambor.
    o atuador de freio está puxando normalmente.
    a placa aciona o motor, porém o motor fica preso (travado) a correia não gira. (fica fazendo o barulho característico da indução do motor).
    será o capacitor?

  93. minha lavadoura Brastemp tira manchas não esta lavando com aguá quente o que fazer para resolver o problema

  94. Boa tarde Niltom a minha maquina e uma brastemp active 11kg ela as vezes ela centrifuga normal e algumas ela so centrifuga se tirar algumas roupas e algumas vezes ela nao centrifuga o q pode ser o defeito dela desde ja agradeço obrigado aguardando resposta.

  95. Wendel Rocha

    Olá, estou com um probleminha na minha Bwl 11 tambem, ela não centrifuga e não joga a agua fora, solicitei a eletrobomba e o atuador do freio, fiz a troca e mesmo assim o problema persiste, quando coloco na função centrifugar ela demora alguns segundos e depois so funciona o agitador, o que fazer?? grato

    • Ou o atuador de frio veio com defeito (o que é raro) ou você esqueceu algo quando o colocou na lavadora.
      Você encaixou o armador do freio (peça branca que puxa o atuador) no encaixe do atuador?

  96. Wendel Rocha

    Boa noite Nilton, a minha BWL11 não estava jogando agua fora e nem centrifugava, realizei a troca da eletrobomba e do atuador do freio, mas o problema persiste, isso apareceu depois de colocar um edredon muito grande nela, o que faço, qual a peça que poderia estar com problemas?? grato

  97. Heloisa 11/01/2014

    Nilton, boa tarde minha maquina Electrolux Lte 07 quando inicia a centrifugação nem o agitador e nem o cesto funciona só fica fazendo suada. desde já agradeço sua atenção.

  98. Sandra Acelina

    Bom dia Nilton, minha maquina brastemp simples toque BWF22a..funcionou normalmente durante a semana e quando liguei ontem não funcionou, nem as luzes do painel acenderam. Será que é a placa? pois notei que ela está fazendo um som(chiado) bem baixo quase imperceptivel.Aparentemente a placa está boa, não tem nenhum ponto de ferrugem ou oxidação em nenhuma parte. Espero que possa me ajudar.

    • Veja o interruptor da tampa. Ligue os fios dele fazendo uma ponte e caso não funcione, troque a placa eletrônica.

    • Sandra Acelina

      Boa Tarde Nilton, sou um pouco leiga nesse assunto, na verdade sou curiosa e tento resolver o que posso. Não entendi corretamente a sua explicação. Tirei os plugs ou conectores do chicote do interruptor da tampa, mas não entendi como fazer essa ligação direta.Tenho que fazer uma ponte entre os dois plugs ou conectores do chicote? è isso ou retirar o interruptor e por trás dele existe a outra parte com a qual vou fazer a ponte.
      Obs: Não sei como retirar o interruptor. Desde já agradeço sua atenção.

      • Você tem que ligar os dois plugis (terminais) fazendo uma ponte com um fio descascado. Use as duas pontas do fio para fazer uma ponte nos dois terminais retirados do interruptor da tampa.

    • Sandra Acelina

      Boa Noite Nilton, não entendi como fazer essa ponte dos fios e também não sei como retirar o interruptor da tampa caso esteja nele o defeito, aguardo instruções. Desde já agradeço pela atenção.Muito obrigada.

      • O problema no interruptor da tampa é para em caso dos leds do painel se acenderem, mudarem de opção e não inicia nenhum programa. Pata ter acesso ao interruptor da tampa, deverá retirar a tampa fixa com uma chave de 8mm, levantar essa tampa colocando ela encostada na parede com cuidado, retirar a proteção embaixo dela (caso tenha) com uma chave canhão de 7×32 e ai terá acesso a trava da tampa.

  99. Respondi você pelo Facebook. Provavelmente o chicote de fios.
    Primeiro deverá reparar o chicote de fios e depois sim saber se está tudo ok.

  100. Ola tenho uma brastemp ative 11kg, e ela começou e não encher de água, vi acima que você comentou que pode ser a “entrada da água”. Eu mesma consigo comprar essa peça e fazer o conserto ou acha que preciso procurar um técnico?

    • Você mesma pode fazer isso. Para isso use uma chave de canhão 7×32 (caximbo) pode comprar aquelas da china que serve. Isso para abrir a proteção ta tampa fixa por baixo. Para levantar a tampa fixa, use uma chave canhão de 8mm.

  101. Caro Nilton, gostaria de saber minha maquina é uma brastemp 9kg, ela começa encher antes de chegar no nível ela para de encher e pula para molho longo.

    • Veja se a mangueirinha do pressostato está muito suja por dentro. Isso pode ser a causa, mas não descarto o pressostato de nível e nem a placa eletrônica.

  102. caro nilton vc pode me explicar pq quando a maquina termina todo trabalho de lavar centrifugar etc. ela faz todo o serviço mais não entendo pq a agua fica dentro dela, isto está certo ou agua teria q escuar pra fora todinha.. minha maquina é: Lavadora de Roupas Brastemp Ative 9k

  103. vc ainda ñ me respondeu!

  104. Boa tarde, tenho uma lava e seca da brastemp onde já troquei uma placa uma vez, pois só dava E11, agora, ela parece está sem força e não roda para nenhum lado, poderia me ajudar????, primeiro ela parou de centrifugar e agora não roda mais para lado nenhum,..,.desde já , obrigada!!!!

  105. Quando as roupas embolam(girando somente o agitador) na centrifugação, o problema é no atuador de freio ou mesmo no fio dele, mas caso seja na agitação, a coisa muda de figura.
    Para ela estar embolando as roupas, o agitador está se movimentando somente para um lado. Nesse caso, o problema está em uma das seguintes peças:

    Placa eletrônica
    Motor
    Fio do motor rompido internamente
    Capacitor permanente do motor

    Logicamente que antes de condenar o motor você deverá ver o fio e o capacitor ok?

  106. Melissa S. Pereira

    furei o cesto da minha lavadora de 10 kg com moedas. ela tem apenas dois anos de uso e consertei-a colocando o mesmo com durepox, assim não precisei pagar nenhum técnico. Eu e meu marido desmontamos e conseguimos arrumar. Vai a dica pra quem tiver o mesmo problema.

  107. marceloguaranha

    Ola gostaria de perguntar pois sou dono de uma maquina e o rapaz do conserto ja esteve duas vezes e nao conseguiu fazer o conserto,fiz o auto teste mas quando chega no nivel de agua nao passa do longo,mas o defeito dela e que nao centrifuga ela so faz o barrulho mas nao gira,nem o centro nem o cesto,mas se eu colocar a maquina na posiçao extra rapido ela enxagua e sentrifuga mas nao desliga fica como se fosse lavar de novo largando pouca agua gostaria que me desse uma dica, a maquina e uma brastrempi bwl 11kg aguardo resposta

  108. Daniel Matos

    Olá colega, minha Consul Maré 7,5kg inicia o processo de centrifugação mas, após 5 segundos, para e os LEDs ficam piscando. Será o atuador? Até quantos graus posso inclinar a lavadora pra observar embaixo durante o funcionamento?

    • Pode ser o atuador sim, mas a placa também. não é bom inclinar ela em funcionamento devido ao cesto e tanque ficarem muito próximos. O ideal seria checar com a abertura na parte traseira do gabinete. Normalmente vem com pop, mas pode retirar e colocar parafuso.

  109. juan vicente

    Boa tarde minha brastemp 9kg ative, quando chega na parte de centrifigar , faz muito barulho como se estivesse batendo nas paredes de aluminio e gira e realmente deve estar batendo pq gira com mais agressividade que o normal . poderia me ajudar?

  110. Nilton, me dê uma luz. Tenho uma lava roupa brastemp 11 Kg e do nada ela começou a patinar o agitador dela. Andei me informando e o problema me parece ser no mecanismo, ou kit mecanico, enfim, no eixo onde encaixa o agitador. Eu desmontei o agitador e realmente, estava tudo muito sujo, corroido e as garrinhas no eixo me parecem desgastadas mesmo. Te pergunto: preciso trocar tudo ali da mecanica, deste tal kit? o agitador também deverá ser trocado não é? existe uma maneira de tirar o cesto sem o saca cesto? Por favor, me ajude?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

vinte − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>